Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Radar CEJAM

Radar CEJAM

28 de Julho de 2023

Complexo Hospitalar Evandro Freire recebe certificação ONA de qualidade durante evento no Rio

O Hospital Municipal Evandro Freire e a Coordenação de Emergência Regional da Ilha do Governador receberam, na última quinta-feira (27), a certificação nível 1 de qualidade de serviços de saúde da Organização Nacional de Acreditação (ONA). As unidades de Urgência e Emergência são as primeiras a serem acreditadas na rede pública do município do Rio de Janeiro e agora figuram entre as instituições brasileiras (públicas e privadas) certificadas pela ONA no país.

A entrega do certificado foi realizada durante a 14ª Convenção Brasileira de Hospitais, no Rio, pela diretora da SOBRASP (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente), Andrea Quaglio, em nome do IBES (empresa acreditadora), ao diretor geral do HMEF/CER Ilha, Tiago Velloso, representando os profissionais das unidades.

Até a homologação, publicada em 12 de junho, o HMEF e a CER Ilha percorreram um longo e amplo processo, que começou em 2018, para a revisão e reformatação de suas práticas em todos os setores, com foco na melhoria contínua e excelência na gestão e resultados no atendimento aos pacientes. Os avaliadores da ONA, que estiveram nas unidades em maio, auditaram aspectos assistenciais e estruturais das áreas operacionais.

A caminhada para a conquista da acreditação teve início com a adoção de sistema de Gestão da Qualidade, considerando os eixos: processos, pessoas e tecnologia. O primeiro passo foi a criação do Escritório de Gestão e Governança de Dados, com rotina de análises críticas das equipes. A chegada da pandemia, porém, impôs demandas mais imediatas, alterando o andamento do processo de acreditação, reformulado e retomado em 2022.

"Essa é uma conquista muito importante. É o resultado do trabalho conjunto e comprometido de todas as equipes, de todos os setores, no propósito de entregar qualidade à população. O processo de acreditação contribuiu significativamente para o amadurecimento das unidades e orientou para jornada contínua de melhoria", comemorou Tiago.

O HMEF e a CER Ilha, situadas na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, integram a rede pública municipal e do SUS. Desde 2013, as unidades tornaram-se referência no atendimento de Urgência e Emergência para a região onde atuam diretamente (Área Programática 3.1), que concentra cerca de 900 mil habitantes.

Convenção Brasileira de Hospitais

A equipe do Evandro Freire e CER Ilha participou da 14ª Convenção Brasileira de Hospitais, organizada pela Federação Brasileira de Hospitais e Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), com o tema central “Gestão, qualificação e acreditação dos hospitais para o desenvolvimento do Setor Saúde”.

Durante a apresentação sobre “O que esperamos das lideranças atuais no futuro”, que contou com a presença de líderes de setores do HMEF/CER Ilha, Tiago Velloso mostrou em linhas gerais o processo de construção do modelo de gestão da qualidade e falou do envolvimento das equipes para a melhoria da entrega de seus serviços e resultados à população.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Municipal Evandro Freire CER Ilha do Governador Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!