Aguarde...

05 de Maio de 2016

Conselho Consultivo CEJAM reúne-se para discutir os desafios do modelo de Organizações Sociais

“A crise e os desafios para consolidação do modelo de Organizações Sociais” foi a pauta da reunião do Conselho Consultivo CEJAM, que aconteceu nesta quarta-feira (04/05), na sede da instituição. O encontro contou com a apresentação do Prof. Dr. Rubens Naves, especialista no assunto e autor do livro “Organizações Sociais – A construção do Modelo”.

O palestrante iniciou sua apresentação falando sobre os “Desafios para a Saúde Pública no Brasil” e abordou de forma geral temas como o corte de recursos, a necessidade  de novas tecnologias, a influência dos movimentos sociais e outros assuntos que impactam diretamente o Sistema Único de Saúde.

Em seguida, apresentou alguns dos “Desafios para a Consolidação do Modelo de Organizações Sociais”, como o afastamento de mitos ‘privatização ou terceirização da saúde’, a falta de fiscalização e os aspectos ideológicos, muitas vezes contrários ao modelo.

“Com as eleições municipais que se aproximam, teremos um momento importante para a articulação das OSS. É preciso apresentar algumas ações positivas para que o modelo possa se fortalecer: reforçar o diálogo e a interlocução entre o poder público e as entidades parceiras, além de demonstrar para a sociedades coisas importantes, como as ações de Responsabilidade Social”, opina o advogado.

Preocupado com a credibilidade do modelo, Dr. Fernando Proença de Gouvêa  falou sobre a possível banalização das Organizações Sociais. “Hoje temos mais de 180 OSS, muitas delas não passaram por um rigoroso processo de acreditação, ou se mantém devido a interesses locais”, comentou o superintendente do CEJAM.

Dra. Maria Aparecida Orsini, membro do conselho consultivo e ex-secretária municipal de saúde, reforçou a importância e as limitações sofridas pelo modelo com o passar do tempo. “Quando as OSS não existiam, a situação da saúde do município era precária. Essas entidades provocaram um impacto positivo enorme. Temos hospitais e profissionais incríveis, mas muitas vezes, esbarram na ineficiência do Estado. O modelo é bom, mas está sendo consumido”, disse. 

Com o desenrolar do debate e a troca de ideias, Dr. Fernando Proença encerrou o encontro, incentivando o grupo para reunir-se novamente, no segundo semestre, para a elaboração de um plano estratégico para a consolidação do modelo. 

Sobre o Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo é órgão de assessoramento do CEJAM, sem caráter deliberativo, composto por membros indicados pela Diretoria e aprovados pelo Conselho de Administração. Fazem parte dele, pessoas de notória competência da sociedade que se disponham a, sem ônus, opinar e propor medidas que visem o seu aprimoramento, sendo livre o número de sua composição.

*Foto: Membros do Conselho Consultivo do CEJAM discutem o modelo de Organizações Sociais 

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!