Aguarde...

Saúde

Saúde

18 de Maio de 2023

Descobrindo Sabores: projeto incentiva sustentabilidade e alimentação saudável em hospitais públicos

Proporcionar saúde e sustentabilidade ambiental por meio da alimentação é o propósito do projeto Descobrindo Sabores - desenvolvido pelo CEJAM em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) -, presente em cinco hospitais públicos do estado de São Paulo.

A iniciativa proporciona uma nova experiência alimentar aos colaboradores dos hospitais participantes através de um cardápio com refeições saudáveis à base de proteína vegetal e sem a inclusão de alimentos derivados de origem animal, servido semanalmente às sextas-feiras.

“O projeto tem o objetivo de melhorar o repertório alimentar da equipe, enquanto fortalecemos pautas ambientais importantes para a saúde coletiva”, explica Reginaldo Ferreira da Silva, supervisor administrativo da área hospitalar do CEJAM, responsável pela ação.

Implementada em janeiro de 2023, a iniciativa compõe o Projeto de Hotelaria e Hospitalidade do CEJAM e contempla o Hospital Geral de Itapevi, Hospital Estadual de Franco da Rocha, Hospital Estadual de Francisco Morato, Santa Casa de São Roque, Hospital Geral de Carapicuíba e o Hospital M'Boi Mirim, gerenciados pela instituição.

“Tenho visto essa iniciativa no hospital e achado muito bacana. Apesar de eu não ser vegetariana, me pareceu muito interessante, pois consegui provar essa opção de cardápio mais saudável. Também acho importante o quanto a gente consegue reduzir o impacto ambiental”, conta Rebecca Martins da Silva, terapeuta ocupacional que atua no Hospital Geral de Carapicuíba (HGC).

Para a introdução do projeto, a SVB promoveu palestras de conscientização para os colaboradores sobre os benefícios de uma alimentação saudável atrelada à redução do consumo de proteínas de origem animal, além de realizar treinamentos com o time do Serviço de Nutrição e Dietética para ensinar o preparo de receitas saborosas e nutritivas.

“A redução do consumo de proteína de origem animal apresenta inúmeras vantagens, como a prevenção de doenças crônicas e degenerativas e o aumento da qualidade da saúde intestinal, assim como auxilia no controle de peso”, ressalta Daniela Helena de Souza, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do HGC.

Proteção ao meio ambiente

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, a indústria de produção de proteína animal é uma das maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes que aceleram os efeitos do aquecimento global.

Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais emitiram gases de efeito estufa em 2021 - com um total de 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO² -, atrás apenas da China, Estados Unidos, índia e Rússia.

A diminuição no consumo de produtos de origem animal é uma aliada para reverter esse cenário e contribui significativamente na redução de danos causados ao planeta.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Sustentabilidade Receitas Sustentáveis Receita

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!