Aguarde...

Saúde

Saúde

20 de Janeiro de 2023

Dia do Farmacêutico: profissionais têm papel fundamental na promoção da saúde e do uso racional de medicamentos

Promover o uso seguro e racional dos medicamentos, possibilitando a adequada adesão dos pacientes ao tratamento, está entre as principais funções do farmacêutico no cuidado à saúde da população. Para celebrar a importância desse profissional, em 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Farmacêutico.

Graduado em farmácia, desde 2009, pela Universidade Paulista, Paulo Rogério Gomes, de 46 anos, conta que atuar na área sempre foi seu sonho. “Sabia que seria o lugar certo para me ver realizado, pois poderia ajudar a transformar, de fato, a vida das pessoas”, ressalta.

Atualmente, Paulo integra a equipe do CAPS Álcool e Drogas III Jardim Ângela, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com o propósito de oferecer aos usuários um tratamento mais humanizado. "Ser farmacêutico é promover um cuidado diário, é abraçar causas com acolhimento e amor”, destaca.

A importância do cuidado farmacêutico

O cuidado oferecido pelos farmacêuticos busca proporcionar bem-estar aos pacientes, por meio do vínculo de confiança e troca contínua de experiências. Para Paulo, a humanização na assistência farmacêutica envolve a escuta ativa voltada à identificação das necessidades de cada usuário.

“É preciso ser empático, procurar deixar impressões positivas e buscar entender o usuário no seu mais amplo contexto, conhecendo os seus medos, sonhos, ambiente familiar, ou seja, ir além da doença”, afirma.

Visando melhores resultados terapêuticos, os profissionais da área fazem parte de equipes multidisciplinares, em serviços de saúde, para promover ou colaborar com atividades coletivas e assegurar que os pacientes tenham acesso aos medicamentos que precisam.

“É gratificante a sensação de poder acompanhar os resultados, as evoluções clínicas e, ver no semblante deles, a satisfação de estarem se sentindo cuidados”, finaliza.

Além do cuidado direto ao paciente, os farmacêuticos também atuam na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e na elaboração de políticas públicas relacionadas à saúde.

 

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

CAPS AD CAPS Farmacêutico

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!