Aguarde...

Saúde

Saúde

20 de Março de 2023

Dia Mundial da Saúde Bucal: CEJAM alerta para importância dos cuidados com a higiene oral

Foto: Freepik

O cuidado com a saúde bucal é de extrema importância, pois uma boca saudável não proporciona apenas um sorriso bonito, mas também auxilia nas diversas funções, como fala, mastigação e até mesmo respiração.

No Dia Mundial da Saúde Bucal, lembrado em 20 de março, o CEJAM faz um alerta para a importância dos cuidados com a higiene da boca.

Conforme o Dr. Francis Tsurumaki, supervisor de saúde bucal no CEJAM, a saúde oral interfere diretamente na saúde geral do indivíduo. “Sabemos que muitas doenças sistêmicas podem apresentar sinais e sintomas na boca, por este motivo devem ser levadas a sério”, destaca.

O especialista afirma que, dentre os cuidados para garantir um sorriso bonito e saudável, além de uma boca livre de doenças, é necessário escovar os dentes e anexos (língua e bochecha) após cada refeição; fazer uso de enxaguatórios bucais e fio dental, diariamente; diminuir a ingestão de alimentos cardiogênicos (açúcares); evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas; e realizar visitas regulares ao cirurgião dentista.

“A falta de cuidado bucal pode acarretar proliferação de fungos e bactérias, que causam doenças orais e trazem prejuízos às estruturas da boca, podendo, até mesmo, acarretar o surgimento de doenças do corpo ou agravamento de doenças já existentes”, alerta.

De acordo com o Dr. Francis, a realização periódica do autoexame oral e a verificação de caroços, manchas ou outras alterações na mucosa são de suma importância. “Ao primeiro sintoma suspeito, se faz necessário a busca por atendimento.”

Na cidade de São Paulo, o CEJAM gerencia junto à prefeitura 29 unidades de saúde bucal, sendo dois Centros de Especialidades Odontológicas, um Pronto Atendimento Odontológico 24 horas e 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento odontológico.

Todos os consultórios contam com infraestrutura adequada para atendimento aos pacientes, considerando divisórias, consultórios climatizados, mobiliários novos e equipamentos de última geração. Os profissionais são qualificados e buscam o atendimento humanizado em toda a sua prática diária.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Bucal

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!