Aguarde...

Saúde

Saúde

10 de Julho de 2019

Dia Mundial da Saúde Ocular: entenda como o pterígio pode afetar a visão e saiba como é realizado o tratamento

Muitos distúrbios e lesões oculares ainda geram dúvidas nos pacientes. Um exemplo é o pterígio, conhecido popularmente como carninha no olho, que é uma formação carnosa que avança sob a córnea, normalmente localizada na conjuntiva nasal, que apesar de ser benigna, pode se espalhar e provocar a distorção da córnea. 

O Dia da Saúde Ocular (10) ajuda a reforçar a importância do tratamento oftalmológico e da prevenção dos problemas de visão. De acordo com a Dr.ª Telma Regina Pereira Barreto, oftalmologista do CEJAM, embora a causa exata ainda não seja conhecida, o distúrbio pode ser ocasionado por fatores genéticos ou climáticos (tempo seco), além da exposição aos raios solares e à poeira.

“Uma das principais formas de prevenção contra o pterígio é a proteção dos raios solares (UVA e UVB). É importante fazer o uso de óculos de sol e de bonés diariamente, sobretudo nos períodos em que a radiação solar está mais forte”, reforça a oftalmologista. “Também é necessário evitar a exposição dos olhos diretamente ao vento e aos locais com muita poeira, além de ser importante mantê-los lubrificados, com o uso de colírios apropriados”.

Dr.ª Telma Regina ressalta que, embora não leve à perda da visão, o pterígio pode causar irritação e vermelhidão ocular e até o alto grau de astigmatismo. “Dependendo da situação do paciente, a cirurgia é necessária, sobretudo em casos de sintomas mais severos ou quando a estética já está bastante comprometida”, explica a especialista. 

Cirurgia gratuita 

A cirurgia para a remoção do pterígio é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizada em unidades de atenção especializada gerenciadas pelo CEJAM. O procedimento cirúrgico costuma ser simples e de curta duração e a etapa pós-operatória, em geral, não é dolorosa. Mais informações dos locais de atendimento podem ser acessadas no site https://cejam.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Máquina Cohn & Wolf

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!