Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Saúde

Saúde

23 de Setembro de 2021

Dia Mundial de Combate ao Estresse: confira os benefícios dos exercícios físicos à mente e ao corpo

Foto: Freepik

Dificuldade financeira, excesso de trabalho, cansaço, preocupação e insegurança com o futuro. Estes são apenas alguns dos motivos que levam uma pessoa ao estresse, reação natural do organismo que envolve componentes psicológicos, físicos, mentais, hormonais e ocorre em situações de vulnerabilidade. Considerado o mal do século, o problema atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Dia Mundial de Combate ao Estresse, lembrado em 23 de setembro, a educadora física Domitila Crislaine Antas, que atende nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Nakamura e Jardim Coimbra, ambas gerenciadas pelo CEJAM, destaca a importância dos exercícios físicos para a prevenção e diminuição do problema.

“Praticar atividades físicas é importante, pois, quando nos exercitamos, ocorre a liberação de neurotransmissores como a serotonina, que, entre outras funções, equilibram o humor. Os exercícios também liberam endorfina, que atua em nosso organismo como um analgésico, aliviando dores e o estresse”, explica a professora. 

De acordo com a especialista, as atividades colaboram para o autoconhecimento e autovalorização, proporcionados pelo contato com o próprio corpo e suas sensações.

Quando começar?

A partir dos primeiros seis meses de vida, um ser humano já tem condições de explorar o espaço e os movimentos. "O ideal é incentivar as crianças desde cedo, em especial com brincadeiras e jogos”, afirma Domitila.

Meditação, práticas de conscientização corporal, como Yoga e Pilates, ou simples corridas e caminhadas diárias, contribuem no autocontrole e na consciência das interações entre corpo e mente, tanto para os pequenos como para os adultos.

Em alguns casos, práticas mais intensas, como jump, artes marciais e dança, podem ser ainda mais eficientes. “As primeiras ajudam a desacelerar a mente do ritmo frenético em que vivemos e as últimas, em especial as artes marciais, promovem a disciplina e o autocontrole. Lembrando que todas têm benefícios, o essencial é sempre mesclar as modalidades para uma eficiência ainda maior.”

Hábitos para combater o estresse

Muitos são os benefícios que podem ser extraídos da prática regular de atividades físicas, sendo a prevenção do estresse apenas um deles.

Na dúvida sobre começar ou não a se exercitar, a professora destaca a melhora do humor, sono e disposição, além da prevenção e controle de doenças, peso corporal e o aumento da imunidade e expectativa de vida.

Para Domitila, mudar os hábitos pode parecer difícil, mas é uma questão de escolha e prioridade. Como primeiro passo, ela indica uma modalidade que encaixe na rotina e no gosto, pois é mais fácil de dar continuidade à prática e desfrutar dos benefícios.

“Melhorar a saúde física e mental é a melhor decisão que podemos tomar para a nossa vida e se exercitar pode ser um dos principais passos", finaliza.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Saúde Educador Físico

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

IRS Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

Prevenir é viver com qualidade!