Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

04 de Junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente: PAVS CEJAM promove práticas sustentáveis e incentiva educação ambiental em São Paulo

A restauração de ecossistemas é o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2021 em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Neste contexto, a entidade pretende gerar conscientização para o plantio de árvores, criação de cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação e limpeza de rios e encostas.

Este é exatamente parte do trabalho desenvolvido pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis​ (PAVS)​​​, incorporado, em 2015, pelo CEJAM com a finalidade de desenvolver projetos que favoreçam a educação ambiental, promoção de saúde e a prevenção de doenças.

“A revitalização de espaços públicos, criação de hortas com o incentivo da alimentação saudável, gerenciamento de resíduos sólidos, convivência saudável com os animais, processos de trabalho sustentáveis e o acesso à cultura e comunicação, estão entre os principais pilares do trabalho que desenvolvemos”, explica Everton Tumilheiro Rafael, gestor local do PAVS CEJAM. 

Presente em 30 Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Ângela e Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, sob gestão do CEJAM, o programa, criado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, se propõe a promover mudanças que façam a diferença na vida das pessoas que passam por ele e, consequentemente, na forma como elas se relacionam com o meio ambiente.

“Essa transformação acontece desde um simples abraço a um catador, que é marginalizado pela sociedade, até nos resultados de diminuição de casos de dengue em um território”, compartilha o gestor.

O programa quer mostrar que as práticas sustentáveis não precisam ser complexas. Com pequenas atitudes como separar o lixo corretamente, economizar água e energia elétrica, cuidar melhor dos espaços públicos e dos animais, já é possível tornar o mundo um lugar mais agradável para todos.

Ações desenvolvidas pelo PAVS CEJAM

Por meio do Projeto “Devolva-me”, o programa já coletou mais de 20 toneladas de óleo de cozinha usado; cinco toneladas de lixo eletrônico; mais de quatro toneladas de pilhas e baterias usadas e cerca de três toneladas de radiografias obsoletas.

Ao longo de seis anos, o PAVS já realizou cerca de 150 mil visitas socioambientais domiciliares, revitalizou mais de 100 espaços públicos e plantou, com o apoio de crianças e adultos da comunidade, mais de 1.500 árvores, bem como implementou 50 hortas em ações como o “Encontro de Horteiros”, criado para unir pessoas que já conhecem ou têm o desejo de aprender sobre o assunto.  

Segundo Everton, o programa também foi responsável por mudanças significativas nas UBS, com a implantação de coleta seletiva pública nas 30 unidades, além da erradicação do uso interno de copos descartáveis em boa parte delas. Outro destaque foi a implantação de sistemas de captação de água de chuva para fins não potáveis em dez unidades.

Como forma de agradecimento e cuidado aos catadores de materiais recicláveis da região, o programa fortaleceu o acompanhamento médico a estas pessoas, tendo em vista os desafios desses profissionais no cuidado com a saúde. Até o momento, cerca de 300 pessoas são acompanhadas.

Cuidados com o meio ambiente durante a pandemia

Apesar dos impactos causados pela pandemia, é possível perceber como positivas algumas mudanças que o novo momento tem trazido à vida das pessoas. “Mesmo com o momento caótico em que vivemos, esperançosamente, algumas pessoas têm aproveitado a pandemia para tornar seus hábitos mais saudáveis e sustentáveis, buscando cultivar em pequenos espaços, se relacionando melhor com seus animais, evitando o consumismo excessivo”, observa Everton.

“Cuidar do meio ambiente vem da premissa de que não estamos sozinhos no mundo. Aprender a ter bons hábitos de higiene, respeitar o espaço do outro, se alimentar melhor e saber conviver com todos os animais são algumas das práticas que podem contribuir para evitarmos desastres ambientais e garantir que as futuras gerações tenham um mundo saudável para viver”, finaliza.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

PAVS Radar CEJAM

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!