Aguarde...

Saúde

Saúde

27 de Novembro de 2019

Em parceria com CEJAM, SMS de Mogi das Cruzes realiza capacitação de Planejamento Familiar para médicos do PSF

Em parceria com o CEJAM, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes promove capacitação de Planejamento Familiar para médicos do Programa Saúde da Família (PSF), com treinamento prático para inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU). O DIU é um pequeno dispositivo contraceptivo inserido no útero para prevenir a gravidez. Trata-se de um método reversível e de longa duração.

O objetivo da capacitação é aprimorar e ampliar a técnica para facilitar o acesso da população ao procedimento. O primeiro encontro foi realizado na quarta-feira (21), contando com participação de 11 médicos do Programa Saúde da Família.  

Segundo o ginecologista Rafael Albuquerque, a proposta permitirá a ampliação da oferta de atendimento e o acesso para famílias inseridas no Programa de Planejamento Familiar. “Com a capacitação de mais 11 médicos, em 2020 será possível aumentar significativamente a quantidade de procedimentos realizados em Mogi”, afirmou.

A ampliação da oferta foi possibilitada por meio de uma emenda parlamentar que prevê a aquisição de 1030 dispositivos. A emenda também contempla a aquisição de medicamentos, equipamentos e a compra de uma ambulância.

A coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, Gisele Menichelli, explica a importância do Planejamento Familiar. “O planejamento é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir gravidez não planejada. O DIU é um dos métodos de maior aceitação pelas mulheres do município em decorrência do risco-benefício se comparado a outros métodos”, explicou.

O Planejamento Familiar é uma forma de assegurar que as pessoas tenham acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e serviços de saúde que contribuam para a vivência da sexualidade de forma saudável. Realiza encontros com orientação sobre os diversos métodos contraceptivos disponíveis à população, que vão desde medicamentos até procedimentos cirúrgicos.

O Grupo I é realizado nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família com orientação sobre métodos contraceptivos de barreira - preservativo e medicamentoso - anticoncepcional oral e injetável. O Grupo II é realizado no Pró-Mulher e inclui a colocação de DIUs e encaminhamentos para realização de métodos definitivos - laqueadura ou vasectomia. 

Saiba mais sobre o DIU de cobre.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes

DIU de cobre Inserção / Colocação de DIU Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!