Aguarde...

Saúde

Saúde

15 de Agosto de 2019

Em um semestre, CEJAM promove 182 grupos voltados para a saúde de gestantes na zona sul de São Paulo

Mudanças no corpo, importância do pré-natal, sinais de alerta, planejamento reprodutivo, parto, amamentação, puerpério, e muito mais. Esses são alguns dos temas fundamentais quando o assunto é gestação e, por isso, eles compõem o cronograma dos grupos para gestantes promovidos em UBS gerenciadas pelo CEJAM em São Paulo. 

Atualmente 30 Unidades Básicas de Saúde nas regiões do Capão Redondo, Jardim Ângela e M’Boi Mirim, na zona sul da capital, contam com os grupos, realizados mensalmente e voltados para gestantes e seus acompanhantes. 

Durante os grupos os participantes podem esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre a gestação. “Essas ações auxiliam na condução do pré-natal com mais tranquilidade, otimizando o tempo de consulta e evitando idas a serviços de emergência sem necessidade, ao mesmo tempo que facilitam intervenções rápidas nos casos graves, já que as gestantes são orientadas sobre sinais de alerta”, explica Selma Eloy, supervisora técnica regional do CEJAM e enfermeira responsável pelos grupos.

De janeiro a julho de 2019 foram promovidos 182 grupos para gestantes, com média de 8 participantes por encontro. A iniciativa é aberta ao público e não há idade nem tempo de gestação mínimos para participar.  

Acompanhantes também são bem-vindos nos encontros mensais, uma vez que a participação destes do pré-natal ao pós-nascimento são fundamentais para a mulher e o bebê. Dessa forma, temas como o “pré-natal” dos homens e a importância do apoio à gestante são abordados durante os grupos para sensibilização dos pais/parceiros. 

A equipe responsável pelas atividades é multidisciplinar, sendo composta por enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas, médicos, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, de acordo com a disponibilidade de cada unidade de saúde. 

Acesse aqui a lista de unidades que contam com a iniciativa!

 

Imagem: Lidi Lopes

Fonte: Bianca Ribeiro | Imprensa, Comunicação e Marketing

Agosto Dourado São Paulo Gestão Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!