Aguarde...

Saúde

Saúde

05 de Maio de 2023

Endometriose afeta 8 milhões de mulheres no Brasil e está entre principais causas da infertilidade feminina

Foto: Freepik

Doença inflamatória crônica que pode impactar severamente a qualidade de vida, a endometriose acomete 8 milhões de mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A organização estima ainda que 1 a cada 10 pessoas sofre com os sintomas da doença, sem um diagnóstico. Celebrado em 7 de maio, o Dia Internacional de Luta contra a Endometriose visa ampliar o debate e conscientizar a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos da doença.

A ginecologista Aline Vales Whately, coordenadora da Ginecologia do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, alerta para os principais sinais que indicam o aparecimento da endometriose.

“Dor durante a relação sexual, desconforto e/ou sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação, cólicas menstruais constantes e progressivas, além da dificuldade de engravidar, são indícios que devem ser investigados por um médico”, reforça Dra. Aline.

A endometriose ocorre quando células do endométrio, que recobrem o útero internamente, se infiltram pela parede uterina ou saem do útero e se implantam em outros órgãos.

De maneira geral, pode-se dizer que a doença se manifesta de três maneiras diferentes: superficial, ovariana ou profunda. “Esta classificação diz respeito à complexidade de acometimento de tecidos e sintomas associados à doença, sendo a última a mais grave”, explica.

Segundo a médica, a endometriose superficial acontece quando as lesões são iniciais e se restringem ao útero e seus ligamentos. Nesta fase, as lesões são pouco sintomáticas e, geralmente, são controladas com tratamento conservador, isto é, por meio do bloqueio hormonal.

A ovariana aparece como cistos na região dos ovários, que podem ser uni ou bilaterais e variar de tamanho e grau de sintomatologia. O tratamento pode ser conservador ou até cirúrgico, dependendo da apresentação da lesão.

A endometriose profunda, por sua vez, é diagnosticada quando as lesões são mais complexas e acometem múltiplos tecidos e órgãos, por contiguidade ou à distância, podendo afetar, conjuntamente, bexiga, vagina, apêndice, intestino e, até mesmo, os pulmões.

“Mulheres que desenvolvem a endometriose profunda sofrem com sintomas mais intensos, sinais que devem ser investigados o quanto antes para evitar que as lesões progridam, causando mais danos e dificultando o tratamento”, reitera Dra. Aline.

Este também é o tipo que mais impacta a fertilidade feminina. Conforme a especialista do Hospital Mariska, quanto mais a endometriose se disseminar no interior do abdome, maior o risco de promover alterações anatômicas e obstrução das trompas, impedindo ou reduzindo as chances de gravidez.

Diagnóstico e tratamento

De acordo com a profissional, o primeiro passo para um diagnóstico precoce é realizar os exames ginecológicos periodicamente, onde poderão ser observados nódulos ou espessamentos, por exemplo. Além disso, pode ser solicitado ultrassom pélvico, ressonância magnética pélvica e videolaparoscopia com biópsia para confirmar o quadro.

Já o tratamento pode variar de acordo com o perfil da paciente e grau de acometimento da doença, podendo incluir medicamentos, hormônios e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde da mulher Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!