O Regional Sul de Goalball encerrou-se no último domingo, 27, em Porto Alegre, e teve como as grandes campeãs a ACESA-SC, na categoria masculina, e ACERGS-RS, na feminina. As equipes derrotaram nas decisões o IRM-PR e a ACDEV-PR, respectivamente, e foram as primeiras a levantarem um troféu em 2016. O evento foi disputado no SESC Campestre.
Garantidas na Copa Loterias Caixa da modalidade, IRM-PR e ACESA-SC se enfrentaram na final com promessa de um jogo disputado. Os paranaenses até que saíram na frente, mas o trio de Florianópolis veio como um furacão e disparou no placar. O jogo terminou ainda no primeiro tempo, com vitória de 12 a 2, por game. O título coloca a equipe catarinense novamente no topo do Regional, após quatro anos.
Numa partida tensa, a ACERGS-RS fez valer a concentração durante o jogo para conseguir segurar o ataque da ACDEV-PR e aproveitar os erros cometidos pela equipe adversária. O título foi conquistado com vitória apertada de 2 a 1. Os dois gols saíram em erros das paranaenses, que primeiro marcaram contra, e depois cometeram penalidade, permitindo que as gaúchas virassem o jogo. Com o título, a ACERGS-RS garantiu um lugar na Copa Loterias Caixa.
Na disputa do terceiro lugar, a AMACAP-PR não tomou conhecimento da ACERGS-RS e venceu por 12 a 2, fechando o jogo antes do cronômetro zerar. A partida pelo bronze feminino ocorreu no sábado, e a ACESA-SC cravou lugar no pódio ao bater a ADEVIFOZ, por 15 a 6.
Os destaques individuais da competição e que receberam a medalha de artilheiro do Regional Sul foram: Elidjane Barroso, da ACDEV-PR, com 12 gols, e Patrício, da ACESA-SC, que balançou as redes adversárias por 30 vezes.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro