Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

12 de Janeiro de 2015

ESF de Embu das Artes aumenta prevenção de hipertensão e diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde registra números significativos em relação ao controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Desde 2012, é crescente o acesso da população ao tratamento e prevenção das doenças, o que indica melhora da penetração do sistema público de saúde e aumento da conscientização dos pacientes sobre a necessidade de se cuidar.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2012, a Estratégia Saúde da Família (ESF) havia cadastrado no município 3.307 casos de hipertensão. Em novembro de 2014 foram assinalados 9.237. Com relação à diabetes, anotou-se 887 ocorrências (janeiro/2012) contra 2.706 (novembro/2014). A cobertura da ESF em 2012 era 28,20% e, atualmente, é de 35%. (Dados: Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB).

Muitas pessoas nem sabem que estão doentes e passam a se cuidar a partir do momento que tomam conhecimento. Há casos de pacientes que possuem forte predisposição para a doença, mas por se tratarem, não desenvolvem seus sintomas e vivem tranquilamente.

Além do tratamento com medicamentos, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância do desenvolvimento de novos hábitos no dia a dia do paciente, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e diminuição do estresse. 

Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estimulam atividades físicas entre os usuários, formando grupos para realização de caminhadas, meditação, ginástica terapêutica (lian gong) e dança, sob orientação de profissionais capacitados (Veja no fim da matéria locais que possuem atividades para promoção da saúde).

Tem que ter disciplina

Hipertensão e diabetes são as doenças que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Daí a importância de seguir as orientações médicas adequadamente.

A hipertensão não controlada é a fonte causadora de quadros graves como infarto, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e insuficiência cardíaca. No caso da diabetes, quem não faz o tratamento, corre riscos de problemas na visão, nos pés, nos rins, nervos e coração.

“É preciso seguir fielmente as orientações do médico”, disse a assessora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Portante Watanabe, referindo-se a pacientes que complicam seu estado de saúde por não seguirem corretamente a prescrição médica.

“Algumas pessoas, por exemplo, trocam ou param de tomar a medicação ou suspendem o uso de insulina por conta própria. Aliados a isso, não fazem a dieta indicada, não se exercitam e não realizam exames periodicamente para checar a saúde. Isso agrava o quadro de saúde”, concluiu.

Fonte: Comunicação - Prefeitura de Embu das Artes

Embu das Artes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!