Aguarde...

Saúde

Saúde

26 de Janeiro de 2023

Férias escolares: saiba como manter os hábitos alimentares e a prática esportiva das crianças

Foto: Freepik

As férias escolares das crianças estão associadas a propostas de lazer, descanso e descontração. Mas requer atenção para garantir que os movimentos corporais e a alimentação saudável integrem o período.

Nesse sentido, Luana de Oliveira Candido, educadora física do CEJAM, destaca a importância de ao menos 30 minutos diários de movimento corporal. O tempo ideal, no entanto, vai variar de acordo com os hábitos de cada um e disponibilidade física.

Para esse período, a educadora sugere praias e trilhas, pois o percurso e o desafio corporal são bastante interessantes. Outra orientação é a realização de corrida ou caminhada de rua, que exige roupa e tênis adequados - dispensável se for na areia fofa da praia -, dança, alongamento, meditação e pedalada.

“As férias é um período propício para começar algo novo, pois temos mais tempo disponível para experimentar diferentes possibilidades. De repente, mudar como se vive, ir a lugares que gosta”, pontua.

Luana observa que atividades para crianças e adolescentes estão na esfera lúdica e existem peculiaridades de cada faixa etária. “Crianças e adolescentes têm que estar em turma, jogar bola e correr. O incentivo para que eles se movimentem nas férias, no geral, é estar com outras pessoas da mesma faixa etária”, ressalta.

Estudos e pesquisas apontam os benefícios bioquímicos e fisiológicos da prática regular de exercícios físicos: a pessoa dorme melhor, o sono tem mais qualidade, há mais disposição física, que permite a realização de atividades cotidianas com menos exaustão.

Quanto aos aparatos tecnológicos, a profissional de educação física entende que eles podem gerar prazer no sentido de alcance de metas, constância. “Os aplicativos são bem legais porque eles conseguem dar muita informação. A tecnologia ajuda bastante nesse sentido”, reitera.

Alimentação

Paralelamente, a nutricionista do CEJAM, Marlucy Lindsey Vieira, destaca a importância de manter os bons hábitos alimentares, com um cardápio variado e nutritivo às crianças.

A recomendação da especialista é para que seja mantida a rotina de horários do café da manhã, almoço, lanches e jantar.

“O nosso corpo, geralmente, dá sinais quando algo não está bem. Isso acontece quando ingerimos algo não saudável ou não nos alimentamos o suficiente, ocasionando uma sensação de ‘peso e inchaço’ no estômago ou até mesmo dores”, explica.

Além disso, se alimentar de forma não saudável, ao longo do tempo, pode trazer alguns sintomas, como mau hálito, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, imunidade baixa, constipação, diarreia, baixa energia e disposição, irritabilidade, apatia e falta de apetite.

Dentre as doenças mais comuns causadas pela má alimentação estão obesidade, sobrepeso, cardiovasculares e diabetes.

No que diz respeito especificamente aos pequenos, a nutricionista orienta que seja evitada a oferta de doces, salgadinhos e guloseimas em geral, dando preferência aos alimentos frescos e naturais, por serem mais saudáveis e nutritivos.

“Evite pular as refeições e procure manter horários regulares. Mesmo que durma até mais tarde, ao acordar, coma uma fruta, pois um café da manhã leve não atrapalhará o almoço”, finaliza.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Esportes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!