Aguarde...

03 de Dezembro de 2019

Governo de SP lança plataforma de dados sobre pessoas com deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou nesta terça-feira (3), data em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma plataforma de dados com informações voltadas a esse público.

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência visa subsidiar a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos desse público.

Veja também
Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Virada Inclusiva celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Programa visa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Base de Dados também tem por objetivo dialogar com as demais Secretarias do Governo de São Paulo, reunindo dados e informações nas diversas áreas, servindo como fonte de estudo para os pesquisadores e profissionais interessados na causa.

De acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, vivem em São Paulo 3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 7,29% de toda a população do Estado. A maioria delas são pessoas com algum tipo de deficiência visual (40%) e 28,79% são pessoas com deficiência motora. Pessoas com deficiência mental/intelectual e auditiva representam 16,72% e 14,49%, respectivamente.

A plataforma é uma estratégia que tem consonância com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.

No site da Secretaria, é possível ter acesso também a informações sobre ações e programas do Estado voltadas a esse público, como projetos de inclusão no mercado de trabalho e iniciativas em educação.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Deficiente Saúdavel

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!