Aguarde...

Saúde

Saúde

09 de Abril de 2020

Grupo de risco: idosos, doentes crônicos e fumantes estão entre os mais vulneráveis ao coronavírus

A Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS CoV - 2, doença causada pelo novo coronavírus, ou simplesmente Covid-19, exige atenção para o grupo de risco. Idosos (60 anos ou mais), portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência cardíaca, renal ou doenças respiratórias e fumantes estão entre os mais vulneráveis e suscetíveis.

O Ministério da Saúde recomenda que, em áreas com transmissão local, pessoas consideradas grupo de risco, principalmente, idosos evitem contato social, uma vez que estão mais propensos a terem complicações decorrentes da doença. Além de evitar aglomerações, outras recomendações devem ser consideradas:

  • Reduzir, apenas quando possível, as idas a hospitais, para evitar contágio;
  • Evitar ficar parado. É importante se movimentar, respeitando o limite de suas capacidades;
  • Manter a diabetes, hipertensão e doenças do coração controladas;
  • Estar com as vacinas em dia.

No mais, devem-se respeitar as mesmas orientações destinadas a outras faixas da população: lavar bem as mãos com água e sabão, afastar-se de pessoas com suspeita de infecção e limpar superfícies e objetos.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de março e segue até 22 de maio. Mais de 8,7 milhões de idosos já foram vacinados contra a gripe em todo o país. Esse número representa 42,12% do total da população idosa a ser alcançada.

Apesar de não imunizar contra o coronavírus, a vacina de Influenza reduz o impacto sobre os serviços de saúde, pois os sintomas da Covid-19 são semelhantes aos da Influenza e a vacinação visa reduzir a carga da circulação desta doença na população.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Coronavírus

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!