Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

21 de Novembro de 2022

Hospital Estadual de Franco da Rocha ganha centro de tratamento de alta complexidade em Oncologia

Autoridades e profissionais de saúde se reuniram na manhã de sexta-feira (18) para conhecer os novos serviços implantados no Hospital Estadual Doutor Albano da Franca Rocha Sobrinho, em Franco da Rocha (SP), administrado pelo CEJAM, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Os presentes circularam pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em funcionamento desde agosto deste ano, e conheceram o espaço da ressonância magnética.

Na ocasião, o CEO do CEJAM, Ademir Medina, explicou que os serviços servirão à população de Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã, além de outros municípios que entrarão pelo sistema CROSS - Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde. “A implantação destes serviços representa a excelência, com qualidade, humanização e acolhimento, um diferencial.”

Dra. Tânia Regina Guedes, diretora técnica da unidade, ressaltou que o hospital é a única referência em complexidade na região, que é carente e distante da capital. “Os casos de oncologia vêm aumentando sistematicamente e a gente sabia que a região precisava de um serviço que suprisse essa demanda. Com certeza, esse é o hospital que tem a condição para fazer isso, tem equipe e estrutura”, afirmou.

Referenciado como mentor do projeto, Dr. Pedro Moraes, oncologista clínico da unidade, compartilhou a reflexão de que, ao mesmo tempo em que é um desafio montar um serviço do zero, existe a vantagem de criar o serviço já com uma estrutura mais adequada, pronta para receber as certificações de qualidade.

“Desde o início, os nossos pacientes estão tendo atendimento além do médico, da equipe multidisciplinar, de toda a equipe de suporte que requer um bom serviço de oncologia. Então, aqui em Franco, estamos conseguindo montar uma estrutura diferenciada e que a gente espera trazer para o SUS, em especial para essa microrregião”, contou.

Sobre o fluxo de pacientes, Moraes explicou que o paciente pode vir de qualquer lugar. “A rede, por natureza, tenta regionalizar o atendimento e o nosso sonho é que o paciente entre pelo pronto-socorro aqui, faça uma cirurgia inicial aqui e todo o tratamento aqui. Isso é bom para a população de várias formas”, destacou.

O prefeito de Mairiporã, Walid Ali Hanid, conhecido como Aladim, celebrou a conquista e anunciou que, em 20 de dezembro, será inaugurado o Hospital Municipal de Mairiporã, o primeiro da cidade.

A estrutura comportará 12 leitos de UTI e 29 leitos de enfermaria. “Eu ofereci ao estado esses leitos na maneira de um convênio conosco, onde nós podemos atender o Hospital Albano da Franca para os pacientes de retaguarda. Dessa forma, nós desocupamos os leitos daqui e conseguimos dar suporte para a região”, reiterou.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, e o vice-prefeito de Francisco Morato, Ildo Gusmão. Ambos comentaram com entusiasmo a ampliação dos serviços e consideram um ganho em qualidade de vida à população local.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Franco da Rocha

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!