Aguarde...

31 de Maio de 2016

Hospital Evandro Freire festeja o sucesso do 4º Congresso de Enfermagem e Serviço Social

Nos dias 19 e 20 de maio, o Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) realizou a quarta edição do Congresso de Enfermagem e Serviço Social. Com o tema “A enfermagem e sua diversidade no cenário atual”, o evento contou com a participação da diretoria, das equipes médica, administrativa e de enfermagem, das coordenações médica, assistencial e administrativa, e dos demais profissionais de saúde da unidade hospitalar e da Coordenação de Emergência Regional (CER Ilha), assim como de representantes de outras unidades de saúde e hospitais.

A abertura ficou por conta do diretor do HMEF e cirurgião-geral, Dr. Paulo Maurício Cabral, que deu boas vindas a todos, falou sobre a importância da enfermagem e do serviço social em um hospital e mencionou o trabalho realizado por profissionais no Complexo Hospitalar da Ilha.

Na programação, dez palestras foram ministradas por especialistas de diferentes áreas da saúde.  No primeiro dia do Congresso, a odontointensivista do Evandro Freire, Drª Flávia Lobão, mostrou como é possível prevenir a pneumonia nosocomial, uma vez que a pneumonia adquirida em hospital (PAH) é a causa principal das infecções hospitalares; a psicóloga clínica, Luana Pinheiro, ressaltou como o bem estar-emocional contribui para a qualidade de vida do profissional de saúde; e o enfermeiro emergencista, também professor da Unigranrio, Eric Pereira, falou sobre a atuação da equipe de enfermagem em situações de desastres como os acidentes com diversas vítimas e os ataques terroristas.

No segundo dia de evento, as assistentes sociais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Stella Maris, Fabiana de Mello e Nilcéia Carneiro da Silva, apresentaram o processo de trabalho de recepção de adultos e famílias e o acolhimento e assistência dados às pessoas em situação de risco social. Já o nutricionista Elimar Miranda, da PharmaNutri e representante comercial da Danone, exibiu os excelentes indicadores de qualidade na Terapia Nutricional realizado pelo Hospital Municipal Evandro Freire, e o analista Rafael Martins da Globo.com enfatizou a importância da motivação para as equipes e dos fatores que ajudam como a autonomia, a capacitação e o ambiente seguro.

Por fim, o enfermeiro e supervisor da Unidade de Tratamento Nefrológico (UTN), Thiago de Souza, mostrou a relação entre a infecção pelo Zika Vírus e a Síndrome de Guillain Barré, e o enfermeiro do Hospital Norte D´or, Irineu Sodré, falou sobre Segurança do Paciente, destacando as seis metas internacionais e as boas práticas para uma assistência segura e de qualidade.

Durante o evento também foi realizada a premiação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) ao Hospital Municipal Evandro Freire pela qualidade da gestão e assistência de enfermagem prestada à população. A entrega dos prêmios foi feita pela presidente do Coren-RJ, Maria Antonieta Rubio Tyrell, e contou com a presença da deputada estadual do Rio e enfermeira, Rejane Almeida, que homenageou a categoria.

Confira algumas fotos: http://bit.ly/1Y1hTNx

Fonte: Viviane Rosalem - Assessoria de Imprensa CEJAM

Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!