Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

20 de Fevereiro de 2019

Hospital Evandro Freire promove palestra sobre os males do alcoolismo

O alcoolismo tem sido um dos principais problemas de saúde pública nos últimos tempos. No Brasil, o consumo de álcool por pessoa foi de 8,9 litros em 2016, maior do que a média internacional. Para chamar a atenção para o problema, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, comemorado no dia 18 de fevereiro, que tem como proposta promover uma conscientização sobre os malefícios da doença.

O Hospital Municipal Evandro Freire, localizado na Ilha do Governador, no Rio, abraçou a causa e realizou neste mesmo dia a palestra “Beber para que? O que você busca encontrar?”. O encontro gratuito foi destinado a todos os colaboradores da unidade e contou com a palestra de Auri Júnior, psicólogo do Hospital.

Segundo OMS – Organização Mundial da Saúde, 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência do álcool. Um relatório feito pela própria organização concluiu que a bebida é capaz de aumentar o risco de desenvolver cirrose hepática, câncer, gastrites, entre outras doenças. Além de potencializar as chances de suicídio e acidentes.

Auri Júnior explica que, por ser uma droga lícita e de grande aceitação social, seu consumo acaba sendo estimulado fazendo com que poucos entendam a gravidade do problema. “Muitos fazem da bebida um instrumento de auto sabotagem. Através dela, o sujeito mascara as suas demandas existenciais”, explica o psicólogo.

Ele afirma que o consumo em excesso do álcool é capaz de alterar a química do cérebro, podendo ocasionar déficit cognitivo e de atenção. “Depressão, ansiedade e até mesmo episódios de psicoses também podem ocorrer, por isso é de suma importância estar atento a atitudes fora do padrão para que se possa buscar ajuda o quanto antes”, finaliza o especialista.

Fonte: Assessoria Máquina/CEJAM

Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

IRS Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

Prevenir é viver com qualidade!