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Radar CEJAM

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09 de Outubro de 2023

Hospital Geral de Itapevi promove 1ª Feira de Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Nos dias 26 e 27 de setembro, a equipe do Hospital Geral de Itapevi participou de atividades lúdicas e educativas visando reforçar conceitos para a promoção de uma assistência em saúde com qualidade e empoderar os pacientes e acompanhantes no cuidado.

Colaboradores dos setores assistenciais, administrativo e de apoio, bem como pacientes, acompanhantes e estudantes se uniram em dois dias de atividades repletos de informação sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente na primeira edição de uma feira temática e com metodologia inovadora.

Na ocasião, as Metas de Segurança do Paciente foram apresentadas aos participantes, utilizando os processos já estabelecidos e padronizados no hospital, incluindo informações quanto à identificação correta do paciente por meio da utilização de etiquetas e pulseiras, demonstrações dos cinco momentos para a higienização das mãos, técnicas apropriadas e abordagem das barreiras de segurança no uso e administração de medicamentos, entre outros.

As atividades lúdicas, como jogos da memória, jogo de cartas, tiro ao alvo, jogo dos sete erros e "caminho guiado" fizeram parte da programação da feira, juntamente com a distribuição de material educativo para promover o conhecimento e a conscientização sobre as melhores práticas em segurança do paciente.

“Para fortalecer a cultura de segurança, é fundamental a participação ativa dos pacientes nas barreiras dos protocolos de Segurança do Paciente, garantindo, dessa forma, cada vez mais uma assistência segura. Com essa ação, esperamos que nossos colaboradores e pacientes continuem a utilizar essas barreiras de forma consistente, reduzindo riscos e aumentando a efetividade dos processos", avalia Elaine Cristine Paulina Santos, enfermeira de gestão de qualidade e risco e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HGI.

“Tivemos uma experiência educativa muito interessante, envolvente e interativa. Simulamos situações para salvar vidas de pacientes e isso deixou uma marca do quão importante é a comunicação efetiva entre os colaboradores para prestar uma boa assistência”, relata Dr. Thalis Pontini de Assis, coordenador médico da obstetrícia.

"Foi um evento muito bem organizado e alcançou o objetivo de engajar os participantes para que todos se orientem pelas Metas de Segurança do Paciente e coloquem em prática os cuidados necessários. Ações como essa elevam o nível de entrega de toda a equipe”, conclui Dr. Luiz Luccas Correa Neto, coordenador médico da UTI Adulto, do Serviço de Emergência Referenciado (SER), Semi Intensiva e Clínica Médica.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Itapevi

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