Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

05 de Julho de 2023

Hospital Geral de Itapevi promove bem-estar para pacientes idosos internados de longa permanência

O período de hospitalização altera a rotina e os hábitos de vida tanto de pacientes quanto de seus familiares. Assim, é importante criar meios de resgatar a sensação de bem-estar para o sucesso do plano terapêutico.

Foi com base na observação desse cenário que o Hospital Geral de Itapevi (HGI), gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, implementou o projeto de humanização Bronze-Ar.

O objetivo da iniciativa é ampliar a estratégia do cuidado para além do leito, promovendo experiência agradável e bem-estar físico e mental durante o período de internação. Em dias de clima ensolarado, os idosos são levados a um espaço aberto e reservado, no primeiro andar do hospital. Quando o tempo está nublado ou chuvoso as atividades continuam, mas em um espaço fechado no quinto andar da unidade.

Os pacientes idosos são estimulados a participar de diferentes atividades como alongamento, pequenas caminhadas, música e trabalhos manuais, por 45 minutos, como parte do plano terapêutico de reabilitação da saúde.

“Nossa ideia é promover cuidado humanizado e contribuir para o plano terapêutico proposto a cada paciente, além de despertar a humanização no olhar da equipe assistencial e praticar o cuidado interdisciplinar”, explica Vania Aparecida Alves de Castro, supervisora de enfermagem e uma das idealizadoras do Projeto Bronze-Ar.

“Queremos que esse projeto seja um elemento articulador entre assistência, tecnologia e relações humanas e entre o idoso hospitalizado e os profissionais que lidam com ele”, completa.

A equipe envolvida com a ação já percebe os resultados: “Notamos redução no estresse da internação e mais adesão ao cumprimento do plano terapêutico proposto pela equipe multidisciplinar, o que é ótimo para os pacientes”, diz Joice Pionte, assistente social que também compõe a equipe do projeto.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Humanização Hospital Geral de Itapevi

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!