Aguarde...

13 de Agosto de 2015

Hospital Municipal Waldomiro de Paula celebra Semana de Apoio ao Aleitamento Materno

Aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, no Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, a celebração em homenagem à Semana de Apoio ao Aleitamento Materno, que contou com a participação de profissionais e usuárias de diversos serviços. Em 2015, o evento abordou o tema: Mulheres Trabalhadoras que Amamentam – Vamos tornar isso possível!

Na terça-feira (4/08), foi realizada uma mesa redonda com as mães que tiveram seus filhos internados na UTI-NEO do Hospital. Foi um momento de crescimento e empoderamento das mães, com troca de experiências e tira-dúvidas.

No dia seguinte, foram apresentadas diferentes palestras. Drª Marilande Marcolin, diretora técnica do Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula falou sobre a importância do aleitamento materno e, principalmente, sobre como o apoio à mãe é fundamental para o sucesso da amamentação.

Drª Iemanjá de Melo Almeida Braga, coordenadora da NEO, apresentou a comissão do hospital responsável pelo desenvolvimento de ações de apoio ao aleitamento materno que, desde janeiro,  já está em funcionamento, com uma sala de apoio ao aleitamento e coleta de leito humano, disponibilizada tanto para as mães que tem seus bebês internados na UTI-NEO, como para  mães colaboradoras do Hospital.

Na sequência, a enfermeira supervisora Dalila Vieira, do Parto Seguro à Mãe Paulistana Também é Rede Cegonha, apresentou os dados sobre Aleitamento Materno do Hospital na primeira hora de vida e os 9 estágios do bebê nesta Hora de ouro ( 1ª hora de vida, momento este que o recém-nascido se encontra mais ativo aos estímulos para reconhecer a sua mãe e familiarizar com o ambiente externo).

A palestrante Valéra Kely Vieira, enfermeira supervisora do Parto Seguro à Mãe Paulistana Também é Rede Cegonha, abordou o tema principal da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2015, Amamentação e Trabalho: Para dar certo o Compromisso é de Todos.  Dentre os objetivos, a necessidade de empoderar e apoiar a mulher que trabalha para conciliar adequadamente o trabalho, a amamentação e cuidados com seu bebê. A supervisora realizou uma oficina de confecção de mamas, um material didático de fácil manuseio no dia a dia.

Para encerrar o evento, a Enfermeira Maria Vitoria Lima Santos Souza, relatou sua experiência exitosa com o aleitamento materno, o desenvolvimento do seu trabalho na instituição, além de sua vivência como responsável pela sala de apoio ao Aleitamento Materno e ordenha.

Foto: Dalila Vieira, supervisora do Programa Parto Seguro, Anatalia Basile, coordenadora do Programa Parto Seguro, Maria Vitória L. S. Souza enfermeira SMS, Dra. Iemanjá De M. A. Braga coodenadora Neo, Dra. Marilande Marcolin, Diretora Técnica, Adriana Flores, gerente de enfermagem

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM

Parto Seguro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!