Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

06 de Fevereiro de 2023

Maternidade da Santa Casa de São Roque oferece atendimento humanizado e acolhedor às pacientes

Com mais de 1095 partos realizados no último ano, a maternidade da Santa Casa de São Roque – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade – é referência nos atendimentos para o município e cidades vizinhas.

Desde fevereiro de 2022, quando o CEJAM assumiu a gestão da unidade, a Instituição tem investido em ações de acolhimento e reforma das áreas visando proporcionar uma assistência mais humanizada para as mamães e os bebês durante o processo de parto e nascimento. Nesse período foram realizadas reformas nos quartos, banheiros, berçário e sala pré-parto, além da implantação de sala de medicação/observação e do alojamento conjunto.

“Ter uma maternidade bem estruturada, acolhedora e com excelentes profissionais é de extrema importância para os moradores de São Roque e da região”, afirma a enfermeira da maternidade Rose Ferreira.

A profissional destaca, ainda, que as ações de humanização também têm como objetivo combater à violência obstétrica e reduzir a taxa de mortalidade infantil e de puérperas.

“Durante o trabalho de parto são proporcionados importantes cuidados, como dar apoio emocional, fornecer informações sobre os procedimentos realizados e promover conforto, oferecendo a liberdade de posição e movimento às nossas gestantes”, completa.

Segundo Rosy, as mães também recebem todas as orientações em relação aos cuidados de higienização e prevenção de infecções, amamentação, consultas com o pediatra e vacinação.

Benefícios do atendimento humanizado

Mãe de primeira viagem, Débora Michele Faijane Aguado da Silva, de 22 anos, conta que estava apreensiva com o momento do parto, mas recebeu todo o acolhimento por parte da equipe. Ela deu entrada na Santa Casa na manhã do último dia 29, quando deu à luz ao pequeno Anthony Miguel. “Eu estava bem aflita, mas as profissionais foram me acalmando e me instruindo no que era possível”.

Uma das técnicas utilizadas para deixar o momento mais confortável foi o banho terapêutico, que auxilia no alívio das dores. “Para mim foi bom porque eu conseguia relaxar com a água quente no corpo nos momentos em que as contrações estavam mais fortes”, reitera Débora.

Dr. Fernando Bogado, médico Ginecologista e Obstetra e coordenador da maternidade da Santa Casa de São Roque, explica que, além de tornarem o ambiente agradável, as técnicas contribuem para a condução do trabalho de parto, substituindo métodos mais invasivos e o uso de hormônios sintéticos.

“Entendemos que no momento do trabalho de parto, por conta dos mecanismos da dor, a paciente torna-se muito vulnerável, então, todas essas técnicas de humanização fazem com que a paciente entre em um ambiente mais calmo”, aponta.

Outra prática importante é o contato pele a pele, quando o bebê é colocado no colo da mãe logo após o nascimento. Nesse sentido, o médico pontua que o objetivo é preservar o vínculo iniciado no ventre materno, além de estimular os sistemas imunológico e circulatório, fundamentais para o bem-estar do bebê.

Para Débora a sensação de ter seu filho no colo pela primeira vez foi inexplicável. “Foi um momento único onde toda minha dúvida quanto a minha força na hora do parto acabou”.

Outra inovação foi a implantação do alojamento conjunto, onde os bebês clinicamente estáveis ficam com as mães e o acompanhante 24 horas.

Dr. Fernando lembra que nos casos em que a paciente recebe alta antes do bebê, há a possibilidade da mãe permanecer no local com a criança. A estratégia favorece a interação e a promoção da amamentação, bem como facilita o esclarecimento de dúvidas e as orientações fornecidas pelos profissionais.

Por fim, o médico enfatiza a redução da taxa de partos por cesáreas. Em 2022, 52% dos nascimentos foram por meio de parto normal, impactando na melhor recuperação da mulher e na saúde do recém-nascido.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

São Roque Humanização Assistência ao Parto

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!