Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

22 de Junho de 2019

Missa em homenagem ao fundador e superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença de Gouvêa

Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM - comunica que a missa em homenagem a seu fundador e superintendente, Dr. Fernando Proença de Gouvêa, ocorrerá no dia 29 de junho, às 19h30, na Paróquia Santos Mártires, Rua Baldinato, 9 - Jardim Sônia Regina, São Paulo - SP. 



***

Nascido em 8 de junho de 1929 na cidade de São Paulo, Dr. Proença fez parte de uma família cuja trajetória se confunde com a história da saúde pública da cidade de São Paulo. Filho dos médicos Dra. Etelvina Pedroso de Gouvêa e Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, Dr. Fernando Proença fez da saúde pública a mais importante bandeira de sua vida.

Traçou uma carreira de sucesso passando por diversos equipamentos públicos: foi assistente de pediatria da FMUSP; coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do H.C/FMUSP; diretor executivo do Instituto da Criança do H.C/FMUSP, diretor do Pronto Socorro desta instituição. De 1991 a 1997, atuou como assessor responsável pelo controle de qualidade no Centro de Referência da Saúde da Mulher, de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI) do Hospital Pérola Byington.

Em sua trajetória na vida pública, foi Secretário Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo por duas administrações, diretor do Hospital Municipal do Tatuapé; diretor do Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros cargos de liderança na área da saúde.

Seu espírito sonhador e sua ousadia, entretanto, são ainda maiores que seu vasto currículo. Na gestão ou na assistência, foi um dos maiores defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Deixou sua marca de luta por onde passou, integrando e otimizando serviços, buscando oferecer o melhor para a população em situação de vulnerabilidade social. Seu lado humano ultrapassou limitações, tendo como principal objetivo cuidar de quem mais precisa.

Com sua garra, determinação e experiência, em 1991 foi um dos fundadores do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” - CEJAM, instituição sem fins lucrativos que atualmente é responsável pelo gerenciamento de mais de 80 serviços públicos de saúde, nos municípios de São Paulo, Mogi das Cruzes, Rio de Janeiro, Embu das Artes, Cajamar e Campinas.

Sob seu comando, em 2001 o CEJAM “adotou” a região do Jardim Ângela, em São Paulo, iniciando a transformação da saúde na zona sul da capital. Visionário e idealista, deixou sua marca na luta pelo interesse coletivo tendo como principal instrumento a sua capacidade de dialogar e de aglutinar as pessoas em torno de objetivos comuns. Exerceu sua liderança por meio do exemplo; jamais da imposição ou do autoritarismo.

Dr. Proença acreditava ser sempre preciso realizar algo mais para realmente fazer a diferença. Todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele se sentem neste momento um pouco órfãos, mas a tristeza de sua passagem certamente dará lugar a um sentimento de que é preciso seguir o caminho que ele indicou. Sua lembrança e seu exemplo servirão de inspiração e de bússola para prosseguirmos a sua obra em benefício dos mais necessitados.

Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing

Institucional

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!