Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

13 de Maio de 2015

Mogi das Cruzes aplica 20.705 vacinas contra a gripe na primeira semana de campanha

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 20.705 mogianos na primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe, o que corresponde a 20,68% do público total indicado para a imunização. As doses continuam disponíveis em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 22 de maio.

De acordo com o balanço parcial divulgado nesta segunda-feira (11/05) foram imunizadas 2.187 crianças de seis meses a menores de dois anos; 3.464 crianças de dois anos a menores de cinco anos; 853 gestantes; 226 puérperas; 60 pessoas com 60 anos ou mais; 549 trabalhadores da saúde; 2.715 portadores de doenças crônicas; e nove indígenas. Neste ano, os grupos atendidos somam 100.094 pessoas em Mogi das Cruzes e a expectativa é vacinar pelo menos 80 mil, o que representa 80% do total.

A vacina utilizada protege contra os principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da Influenza A (H1N1). A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Além da imunização, realizada todos os anos antes da chegada do período mais rigoroso do inverno, alguns cuidados simples também podem contribuir para reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas. Outras recomendações são: evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente os lenços de papel no lixo.

Câncer de Boca

Como ocorre todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a ida dos idosos às unidades de saúde e postos volantes durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe para realizar exames de prevenção do câncer de boca para diagnóstico de possíveis lesões. Somente no Largo do Rosário, onde foram aplicadas 989 doses contra a gripe, foram realizados 410 exames de prevenção ao câncer de boca, dos quais foram encontrados dois casos suspeitos e realizados 51 encaminhamentos para uma segunda avaliação. 

A campanha também recomenda a realização periódica do auto-exame da boca. Na frente do espelho e com a boca a aberta, as pessoas devem procurar sinais, como manchas, feridas ou irritações em todo o céu da boca, lábios, língua, bochechas e gengivas. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião-dentista que irá avaliar a necessidade de realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação ou não do diagnóstico. Para os casos suspeitos, a referência de atendimento é o Posto de Saúde da Vila Natal.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.