Aguarde...

07 de Março de 2019

Mogi das Cruzes comemora o Dia Internacional da Mulher com serviços e ações especializadas

Mogi das Cruzes receberá a unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, no Largo do Rosário, a partir do próximo dia 12 de março. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado para ampliar e facilitar a oferta de exames de mamografia, que é uma radiografia da mama capaz de detectar o câncer ainda em fase inicial. O equipamento ficará na cidade até o final de março, em comemoração ao Mês da Mulher.

Também para lembrar a data, nesta sexta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será realizada a palestra “Uma Reflexão sobre a Atenção à Violência no Âmbito do SUS”, com a advogada Rosana Pieruccetti, presidente da ONG Recomeçar e do Conselho Municipal da Mulher. O objetivo é promover um amplo debate sobre a violência contra as mulheres e mostrar como é possível denunciar e auxiliar as vítimas que procuram atendimento nas unidades da Rede de Saúde. O encontro acontece a partir das 14h30 no auditório da Escola de Governo (rua Antenor Leite da Cunha, 55, Mogilar).

“Mogi das Cruzes possui uma das mais completas redes de atenção à saúde da mulher na Região, com diversos serviços e programas especializados no atendimento integral ao público feminino. Essa palestra será uma oportunidade para ampliarmos um tema importante e muito atual, que é a violência contra as mulheres”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra. Desde 2011, o município conta com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas, formado por um grupo multidisciplinar que investiga e propõem ações para casos de violência praticados contra mulheres e também contra crianças e idosos.

Um dos carros-chefe da atenção ao público feminino é Pró-Mulher, que presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de ginecologia e obstetrícia, realiza pré-natal, exames de ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, Papanicolaou e planejamento familiar. No Hospital Municipal, o Ambulatório de Saúde da Mulher é responsável pelo atendimento de saúde integral, garantindo a realização de cirurgias ginecológicas até então inexistentes no serviço público de Mogi das Cruzes. Desde 2017, realiza também cirurgias de laqueadura.

Outro importante programa é o Mãe Mogiana, implantado em 2009 em parceria com a Santa Casa, que realiza consultas e exames de pré-natal a partir da 29ª semana de gestação. “O grande diferencial do Mãe Mogiana é garantir contato direto da gestante com a equipe que realiza o parto na Santa Casa, mesmo padrão que será adotado na futura Maternidade Municipal”, garante o prefeito Marcus Melo, que já assinou a abertura da licitação para construção da unidade no Distrito de Braz Cubas. A futura Maternidade Municipal deverá dobrar a capacidade de partos na cidade.

Desde 2014, a Secretaria Municipal de Saúde mantém, ainda, o Alô Mãe Mogiana, com objetivo de acompanhar as gestantes de baixo e alto risco. Enfermeiras especializadas em obstetrícia realizam acompanhamento telefônico das gestantes, que são automaticamente cadastradas a partir da confirmação da gravidez pela unidade de saúde onde realizam o pré-natal. A atenção se complementa com as ações do Banco de Leite Humano, serviço que incentiva e orienta sobre o aleitamento materno, além de realizar o cadastro e a coleta de leite para doação aos bebês que não podem ser amamentados.

Entre outras iniciativas está a Campanha Outubro Rosa, que desde 2011 é responsável por divulgar e facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e outros procedimentos de prevenção ao câncer de mama. Em 2010, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passou a oferecer exames de média complexidade, entre eles o exame de mamografia, até então ofertado apenas pelo Governo do Estado, e atualmente conta com quatro aparelhos de mamografia na cidade: Hospital Luzia de Pinho Melo, Única de Jundiapeba, Ame – Ambulatório Médico de Especialidades e Pró-Mulher.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!