Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

12 de Julho de 2019

Mogi das Cruzes: Palestras encerram Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação. O principal objetivo do evento foi alertar a população sobre os perigos da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos. Para isso, foram realizadas palestras nas unidades de saúde do município.

Na última semana, a Unica – Unidade Clínica e Ambulatorial, em Jundiapeba, gerenciada pelo CEJAM, e UnicaFisio, em Braz Cubas, promoveram palestras para os usuários dos equipamentos de saúde, esclarecendo dúvidas sobre os perigos de utilizar medicamentos sem a orientação de um profissional. As palestras reuniram 160 pessoas.

Na UnicaFisio, a palestra ficou por conta dos alunos do curso de Farmácia da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), uma parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o que auxilia na capacitação dos futuros farmacêuticos.

A professora Marcela Manfredi, responsável pelos alunos, destacou a importância de conscientizar a população sobre o uso responsável dos medicamentos. “Nós trouxemos assuntos que fazem parte do dia a dia das pessoas e que acabam caindo no esquecimento ao longo do tempo. Desde o consumo na hora certa, armazenamento correto e o descarte quando não há mais condições de uso”, explicou.

Já na Unica Jundiapeba, as ações ficaram sob a direção da coordenadora Sandra Salustiano e a palestra foi apresentada pela farmacêutica Elisângela Costa. A palestrante reforçou a importância das medicações prescritas pelos médicos e criticou o uso da “vizinhoterapia”. “Devemos entender que o remédio que é bom para o vizinho, pode ser ruim para nós. Cada indivíduo reage de forma diferente do outro, de acordo com a medicação”, informou a farmacêutica, ressaltando que o uso irresponsável de medicamentos pode levar à morte.

Ao longo das palestras os participantes também foram orientados sobre como descartar corretamente os medicamentos sem uso ou vencidos. O objetivo é recolher estes produtos e dar o destino correto, que é a incineração, para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente e outros problemas que podem ocorrer.

Na prática, qualquer cidadão pode levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de nove unidades de saúde, onde será preenchida uma ficha simples com informações sobre a origem do produto. Os locais foram escolhidos estrategicamente seguindo alguns critérios como facilidade de acesso e horário de funcionamento, de acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Aline de Camargo Bilitardo.

Confira os endereços do Programa Jogue Certo:

  • PA 24 horas Jundiapeba - rua Vereador Nito Sona, 1.745
  • UBS Vila Suíssa - avenida Ricieri José Marcatto, 310

  • PA 24 horas Jardim Universo - rua Dom Luís de Souza, 1.360

  • Promeg - rua Manuel de Oliveira, 30, Mogilar

  • Programa de DST/Aids - rua Fausta Duarte de Araújo, 412, Jardim Santista

  • Ambulatório de Saúde Mental - rua Cel. Souza Franco, 205, Pq. Monte Líbano

  • Unica - rua Professora Lucinda Bastos, 1.790 - Jundiapeba

  • USF Toyama - rua Um, esquina com avenida Engenheiro Miguel Gemma

  • USF Jd. Aeroporto II - rua Tonga, 420

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

ESCOLA DE SAÚDE

Rua Humaitá, 349 - Sobreloja, Bela Vista, São Paulo, 01321-020
(11) 3107 - 8197

INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!