O nadador multimedalhista brasileiro Daniel Dias foi indicado, pela sexta vez, ao Prêmio Laureus de melhor atleta com deficiência. A lista com os nomes dos concorrentes de todas as categorias foi divulgada hoje pela organização Laureus. Além de Daniel, os brasileiros Bob Burnquist (skatista) e Adriano de Souza, o Mineirinho (surfista), também representam o país na premiação. A dupla disputa o troféu na categoria de melhor atleta de esporte de ação. Os vencedores serão revelados na cerimônia do Laureus World Sports de 2016, marcada para 18 de abril, em Berlim, na Alemanha.
No ano passado, Daniel Dias conquistou sete ouros e uma prata no Mundial de Natação, disputado em julho, em Glasgow, na Escócia, e oito medalhas douradas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto, no Canadá. Faltando apenas seis meses para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, o nadador, embaixador da Laureus, é uma das maiores esperanças do Brasil e espera subir ao lugar mais alto do pódio muitas vezes.
(Sinto-me honrado em ser indicado mais uma vez ao Laureus, um prêmio tão importante e prestigiado. Quando digo que sinto-me honrado é porque sei como é importante receber um prêmio como esse. Irei festejar muito se puder levar outro prêmio para casa. Começar 2016, o ano paralímpico, ganhando o Laureus, seria espetacular), afirmou.
Concorrem com o brasileiro a francesa Marie Bochet (esqui), a chinesa Liu Cuiqing (atletismo), a cubana Omara Durand (atletismo), o sul-africano Pieter Du Preez (atletismo e ciclismo) e o chinês Leung YukWing (bocha). Além de Daniel, os atletas paralímpicos brasileiros Clodoaldo Silva, da natação, e Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina, ambos do atletismo, já foram indicados ao prêmio Laureus.
Os vencedores são escolhidos por votação da Laureus World Sports Academy, um júri esportivo qualificado, composto de 55 dos maiores esportistas de todos os tempos.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro