Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

24 de Fevereiro de 2023

Nota de falecimento | Padre Jaime Crowe

Foto: Sociedade Santos Mártires

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” lamenta profundamente o falecimento do padre Jaime Crowe, que nos deixou na última segunda-feira (20), aos 77 anos, vítima de um infarto, na Irlanda.

Símbolo da luta contra a violência e exemplo de solidariedade ao próximo, em especial às pessoas em situação de vulnerabilidade social nas regiões de Embu das Artes, Campo Limpo e Jardim Ângela – em São Paulo – padre Jaime trilhou uma linda trajetória de humanização e compaixão.

História

Nascido em 1945 na Irlanda, padre Jaime foi criado em uma família católica, o que o incentivou a seguir o caminho no seminário. Aos 24 anos, em 1969, chegou ao Brasil para ministrar missas em Embu das Artes, com forte atuação junto à comunidade.

Na década de 80, foi transferido para a Paróquia Santos Mártires, no Jardim Ângela, considerado um dos bairros mais violentos em São Paulo. Na região, padre Jaime tornou-se uma grande referência na luta pelos direitos humanos e assistência à população, sendo um dos fundadores da Caminhada pela Vida e pela Paz, realizada no local.

No livro “A arte de congregar”, que conta a trajetória de Dr. Fernando Proença de Gouvêa – eterno Superintendente do CEJAM – padre Jaime narra a participação de Dr. Proença na caminhada, mesmo com a saúde já enfraquecida.

“Sempre foi uma presença viva na região e uma liderança com quem contamos muito. É de se admirar a disposição dele, já com a saúde debilitada. E percebemos que ele cuidava da vida dos outros da mesma forma como cuidou da própria vida”, destacou o padre.

Entre os reconhecimentos recebidos, ganhou o Prêmio USP de Direitos Humanos, em 2005, e o Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, concedido pela Prefeitura de São Paulo em 2016. No mesmo ano, foi homenageado pelo CEJAM por seu trabalho no Jardim Ângela.

Em 2021, retornou ao seu país de origem deixando uma carta de despedida assinada junto com o padre Eduardo Mac Gettrick.

“Nós nos despedimos reconhecendo as dores da separação, tanto para quem vai, como para quem fica, mas Deus que é Pai e Mãe, há de nos acompanhar, dar força e abençoar, quem continua nos bons propósitos e todos que continuam sendo, neste mundo de Deus e nosso, uma Chama de Esperança”, escreveram.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Jardim Angêla

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!