Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

11 de Maio de 2022

Nova unidade de Estratégia Saúde da Família é inaugurada em Mogi das Cruzes

Inauguração unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova Jundiapeba em Mogi das Cruzes

Com o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde da população e desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o CEJAM inaugurou, no dia 7 de maio, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova Jundiapeba.

O local passou por obras de revitalização para realizar acompanhamento completo e contínuo de saúde das famílias que vivem na região.

Após a inauguração, que contou com a presença do prefeito da cidade, Caio Cunha, do secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior, dentre outras autoridades locais, a comunidade já pode usufruir dos serviços da nova unidade de saúde, que atende à reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante toda a manhã e tarde do último sábado, moradores da Vila Nova Jundiapeba puderam realizar, gratuitamente, serviços como vacinação, testes rápidos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), aferição da pressão arterial, testes de glicemia e análises de saúde bucal.

"Qualquer problema de saúde pode ser tratado de maneira mais eficiente quando descoberto previamente. Esta ação serve como um 'termômetro' de como anda a saúde dos moradores locais. Os pacientes que tiverem alguma alteração detectada serão encaminhados para um acompanhamento mais de perto e, se necessário, também para tratamento", explicou o secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior.

A nova unidade, que será gerenciada pelo CEJAM, integra as antigas instalações do Posto de Saúde Vila Nova Jundiapeba e do PACS – Programa de Agentes Comunitários da Saúde e tem capacidade para atender até 16 mil pessoas.

"Uma das principais reclamações da comunidade local era ter que atravessar um longo percurso para chegar à UPA. Hoje, temos a alegria de inaugurar essa Unidade de Saúde Familiar.  O CEJAM tem se posicionado há anos na nossa cidade, tem sido uma referência em saúde. Ficamos muito gratos com essa parceria, pelo compromisso que eles têm com a saúde de Mogi das Cruzes”, comemorou o prefeito Caio Cunha.

Com um investimento total de mais de R$ 1,2 milhão, as obras garantiram revitalização e ampliação da unidade, proporcionando espaços mais modernos e bem projetados para melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto para os pacientes.

Entre os procedimentos previstos estão consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos. 

Conforme Jecele Vilela, gerente Administrativa regional do CEJAM, a unidade é um ganho para o bairro de Jundiapeba, que conta com cerca de 90 mil habitantes. “A unidade veio para ampliar a assistência prestada pela Estratégia Saúde da Família, já que fazemos todo o acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos e crianças menores de um ano, entre outros.”

Parceria

O CEJAM e a Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes possuem parceria, desde 2010, para o gerenciamento de Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidades Clínicas Ambulatoriais (UNICAs) e Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) no município.

Ao longo destes anos, o convênio foi sendo ampliado e, hoje, inclui a gestão gerenciamento do Laboratório Municipal de Exames e Diagnósticos, Sistema Integrado de Saúde - Central de Agendamento (160), Alô Mãe Mogiana e o Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI).

Fonte: Imprensa, Criação e Marketing

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!