Aguarde...

14 de Fevereiro de 2019

"O esporte nos faz renascer": como a corrida transformou o dia-a-dia de colaboradoras do CEJAM

Cada dia mais, o CEJAM vem investindo em programas e ações para promover a qualidade de vida e a saúde de seus colaboradores. Para demonstrar a diferença que a corrida - uma das principais atividades físicas realizadas no país - faz no cotidiano e também no ambiente de trabalho, trouxemos histórias de algumas colaboradoras apaixonadas pela prática. Confira!   

Não é novidade que correr faz bem para a saúde do corpo e da mente. Além de auxiliar na manutenção e perda de peso, correr diminui os riscos de infarto e problemas cardíacos, melhora a circulação de sangue, aprimora a qualidade do sono, melhora o nível de colesterol, entre muitos outros benefícios.

E foi justamente na corrida que Isabel Aparecida dos Santos, colaboradora CEJAM e agente comunitária de saúde (ACS) na UBS Jardim Lídia, iniciou a prática de exercícios físicos há mais de 20 anos. “A corrida entrou na minha vida por causa de uma perda que eu tive na família e, com isso, o único meio que encontrei para não entrar em depressão foi correr. Acabei me apaixonando pela prática. O esporte nos faz renascer”, diz.

Para Isabel, correr representa saúde, autoestima e a superação dos próprios limites. A partir das corridas, ela conheceu um novo mundo do esporte e, hoje, aos 53 anos, é fisiculturista premiada em vários lugares do Brasil, sendo também campeã brasileira da categoria. “O que importa não é a idade, mas a determinação de cada um”, enfatiza a atleta.

Essa determinação, explica Isabel, vai muito além da hora de correr: traz benefícios também ao ambiente de trabalho, uma vez que melhora a disposição, a concentração e o desempenho como um todo. “Além disso, quando cuidamos de nós mesmos, também cuidamos melhor de quem atendemos”, comenta, ao se referir à ocupação de agente comunitária de saúde.  

Em dezembro de 2018, o CEJAM apoiou participação de colaboradores na corrida de rua Circuito das Estações, como uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos e, assim, promover saúde, qualidade de vida e bem-estar. Como uma das participantes, Isabel conta que foi emocionante participar da prova acompanhada de colegas de trabalho. “Isso me fez perceber que estamos unidos por um mesmo propósito, e nos aproximou mais”, declara.

Assim como Isabel, a corrida também auxiliou Juliana Murakami, responsável técnica de enfermagem na UBS Jardim Caiçara e colaboradora CEJAM, a superar obstáculos na vida pessoal. Praticante de corrida há 8 anos, ela iniciou a prática por uma questão de saúde, já que, na época, costumava sentir dores na coluna. “Para mim, a melhor parte de correr é a sensação de dever cumprido e de bem-estar depois dos exercícios”, conta.

Por exigir concentração e equilíbrio, Juliana acredita que correr também trouxe benefícios para sua saúde mental e rotina de trabalho. “Se feito de forma correta, com preparação e acompanhamento, a corrida traz muito mais disposição para trabalhar”, defende. Ela conta também que, apesar das dificuldades de adaptação no início, assim que se tornou um costume, começou a sentir falta das corridas nas ocasiões em que não era possível treinar.

Após participar do Circuito das Estações em dezembro, Juliana passou a defender que empresas e instituições incentivem seus colaboradores a praticar exercícios, especialmente a modalidade de corridas de rua. “Participar do Circuito foi um jeito diferente do CEJAM chegar a nós, colaboradores, e também uma forma diferente de enxergarmos a Instituição, que preza em promover a nossa saúde e qualidade de vida”, comenta.

Junto às colaboradoras, Amanda Amorim, compradora na sede do CEJAM, também é apaixonada por corridas, tendo iniciado a prática há cerca de um ano e meio. “Depois de começar a correr, aprendi a gostar também de outros esportes. Além da saúde, a prática também faz muita diferença no ambiente de trabalho, pois me traz mais dinamismo e me ajuda a superar desafios que surgem no dia a dia”, comemora.

E você, gosta de correr ou tem interesse em começar? Comente em nossas redes sociais! 

Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!