Aguarde...

Saúde

Saúde

12 de Março de 2020

OMS declara pandemia do novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde declarou, nesta quarta-feira (11), que há pandemia do novo coronavírus em curso no mundo. De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir ainda mais.  

Nas últimas duas semanas, casos da doença fora da China aumentaram 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Apesar de assustar, o nome “pandemia” não muda nada na realidade da proliferação do vírus. O termo é usado quando uma doença não se restringe apenas a uma região específica. Inicialmente, o vírus estava apenas na China, mas se espalhou rápido assim que saiu da região. 

Casos no Brasil

Subiu para 52 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde. Do total de casos confirmados, 6 são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado e 46 casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior. Atualmente, são monitorados 907 casos suspeitos e outros 935 já foram descartados.

Outras pandemias

A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi em 2009, para uma nova cepa de influenza H1N1, que alguns pesquisadores estimam ter infectado 1 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses e matado centenas de milhares no primeiro ano de detecção. Os números do Covid-19 estão muito aquém disso até o momento.

Clique aqui e confira as principais dúvidas sobre o coronavírus.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Coronavírus

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!