O atleta Andre Cintra representará o Brasil na Copa do Mundo de Snowboard 2015 em Aspen, nos Estados Unidos, nos próximos dias 11 e 12 de janeiro. É a primeira competição do snowboarder após a separação das categorias AK (above knee/acima do joelho) e BK (below knee/abaixo do joelho) para atletas com amputação dos membros inferiores. Primeiro brasileiro a representar o país em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, disputados em março de 2014, em Sochi, na Rússia, Andre está otimista com essa alteração nas regras das competições internacionais oficiais.
""""A expectativa é muito positiva, pois essa separação dos atletas com amputação acima e abaixo do joelho permitirá um maior equilíbrio. Será um recomeço e acredito que teremos resultados ainda melhores"""" , comenta o paulista Andre Cintra, que é BK.
Se essa mudança tivesse acontecido antes, Andre teria terminado a prova de snowboardcross em 3º lugar nos Jogos Paralímpicos de Sochi. Além dessa alteração, a competição em Aspen terá outra novidade: as baterias serão disputadas com dois atletas ao mesmo tempo (antes era por tomada de tempo). Os vencedores vão passando para a próxima fase, até restarem apenas dois atletas para a disputa da final.
André teve a perna direita amputada acima do joelho após um acidente de moto, quando tinha 18 anos. Apesar de praticar muitos esportes, o primeiro contato com o snowboard foi há cinco anos. Para se adaptarà modalidade, comprou uma prótese especial e competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Snowboard na temporada de 2012. Depois disso, representou o Brasil em competições internacionais nos Estados Unidos, Canadá e Espanha.
Com informações de Michele Barcena """" - Bendita Ideia Assessoria
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Maranhão
Thiago Rizerio
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro