Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

08 de Fevereiro de 2022

Pesquisa desenvolvida no Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos é aprovada para Congresso Mundial em Portugal

Equipe Lucy Montoro Santos no ISPRM, em 2020 

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros impactos no dia a dia da população. Na área da saúde, uma das medidas estabelecidas para evitar a disseminação da doença e proteger pessoas em grupos de risco, foi a suspensão de tratamentos eletivos, ou seja, que não apresentam urgência e são agendados.

Nesse contexto, a equipe de psicologia do Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos, gerenciado pelo CEJAM em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, observou que as medidas de distanciamento e isolamento social poderiam aumentar a ansiedade e o estresse dos pacientes. Dessa forma, surgiu a ideia de verificar os impactos percebidos pelos usuários durante esse período.

O projeto, desenvolvido pelo setor de psicologia da unidade com o apoio da Diretoria Técnica e da Coordenadoria de Assistência e de Ensino e Pesquisa, foi aprovado para apresentação no 16º Congresso Mundial de Reabilitação Física (ISPRM - em inglês), que acontecerá no mês de julho, em Portugal.

Projeto

A psicóloga responsável e autora do trabalho, Vanessa Marques Ferreira Jorge, explica que para o desenvolvimento do estudo foram coletados dados de 39 pacientes, maiores de 18 anos, com deficiência e que estavam em quarentena há três meses.

Além disso, foi aplicado - via telemedicina - uma escala de percepção de estresse, composta por 10 perguntas como: “com que frequência você esteve nervoso ou estressado nos últimos 30 dias?”.

A profissional ressalta que, para a surpresa do time, a maioria dos participantes - cerca de 75% - não percebeu um aumento nos níveis de estresse associado ao período de isolamento.

A partir do estudo, umas das possibilidades levantadas pela equipe é que, devido à deficiência adquirida, muitos pacientes passaram por mudanças bruscas relacionadas à reclusão, assim poderiam estar se adaptando melhor ao cenário pandêmico.

“Outra hipótese é que por ter sido realizada no início da pandemia, talvez ainda não tivessem percebido o impacto na qualidade de vida”, completa.

Congresso Mundial

Especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia, Vanessa conta que se interessa pela área da pesquisa científica desde a graduação e que a participação em eventos como esse são momentos únicos de aprendizado.

“O ISPRM é o congresso mais importante de reabilitação do mundo (...), nele estão os profissionais mais conceituados da área”, destaca.

No evento, o Diretor Técnico e coautor do trabalho, Dr. Celso Vilella Matos, apresentará o projeto. “É uma honra representar o CEJAM e o Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos. É a oportunidade de apresentar o que fazemos e de aprender coisas novas”, finaliza Celso.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Saúde Reabilitação

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!