Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

13 de Julho de 2020

Programa de Agentes Comunitários inicia as atividades em Biritiba Ussu

Os novos agentes comunitários do CEJAM que irão atuar nas unidades de Estratégia de Saúde da Família de Mogi das Cruzes deram único às atividades do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Biritiba Ussu. O objetivo é ampliar o atendimento na unidade em função da localização distante, característica rural ou pelo crescimento populacional e garantir facilidade de acesso das comunidades aos serviços de saúde.

Com a chegada dos novos agentes comunitários no distrito de Biritiba Ussu, estima-se que sejam atendidas mais de 4 mil pessoas naquela região. Serão ofertados os serviços de consultas de enfermagem, acolhimento de demanda espontânea, testes rápidos de sorologia (HIV, Hepatites B e Sífilis), teste rápido de gravidez, coleta de exames citopatológico, avaliação antropométrica, acompanhamento de pré-natal, visita domiciliar do enfermeiro, grupos educativos, ações de vigilância em saúde, planejamento familiar e acompanhamento do Programa Bolsa Família.

Até o final de 2020, a Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende ampliar em 33% o número de equipes de Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários na cidade, passando de 15 para 20. Uma das principais vantagens será o incentivo aos cuidados preventivos de saúde, mas as mudanças também atendem à portaria do Ministério da Saúde, que altera o sistema de financiamento para a Atenção Básica em função do número de pacientes cadastrados pelas unidades de saúde, trabalho desempenhado pelos agentes comunitários de saúde em suas visitas domiciliares.

A agente comunitária Verônica Rodrigues Domingues conta como foi a experiência nos primeiros dias atuando na comunidade. “A receptividade dos moradores tem sido muito boa. Nesse momento, estamos mapeando toda região, tomando os devidos cuidados, usando máscaras e não estamos entrando nas casas dos pacientes. A maioria das pessoas já nos conhece e isso facilita muito o acesso às famílias. Contratar moradores do bairro para atuarem como agentes comunitários também traz uma segurança para a comunidade”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes/Secretaria de Saúde

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!