Aguarde...

Saúde

Saúde

25 de Julho de 2022

Projeto Infarto: CEJAM é parceiro de iniciativa que visa melhorar o atendimento e tratamento de doenças cardíacas

Foto: Freepik

Qualificar a assistência para prevenir e reduzir o número de infartos é o principal objetivo do Projeto Infarto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que conta com a parceria do CEJAM. A iniciativa busca garantir que casos de suspeita de infarto tenham um diagnóstico preciso.

A operacionalização do projeto ocorre por meio de um aplicativo de comunicação chamado “Join”, que define o próximo passo no cuidado de um paciente com dor torácica. “A aplicação desta tecnologia possibilita agilizar diagnósticos, encurtar tempo de resposta de prestadores secundários e terciários nas situações de urgência e emergências cardiológicas em todo município, promovendo assim o diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia terapêutica, minimizando os atrasos no tratamento e reduzindo a mortalidade pela doença”, relata Patricia Gaia, gerente do Hospital Dia M'Boi Mirim II e da UPA Vera Cruz.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. O IAM é uma condição que acontece quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado, normalmente por um coágulo, podendo levar à morte.

O diagnóstico de infarto adequado inicia a partir da suspeita clínica através da percepção e caracterização dos sintomas, como dor torácica. Essa etapa é fundamental para dar início aos procedimentos que podem salvar vidas. Por isso, o projeto tem como intuito capacitar profissionais de saúde para identificar pacientes com suspeita da doença e qualificar as equipes na estratégia fármaco-invasiva assertiva.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Saúde Cardiologia

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!