Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

03 de Novembro de 2021

Projetos do PAVS CEJAM e CAPS Jardim Ângela vencem 3ª edição do prêmio “Gente que faz a diferença”

Projetos "Humana Terra", "Barmácia" e acompanhamento da saúde dos catadores de materiais recicláveis foram reconhecidos pelo prêmio

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM e o CAPS Álcool e Drogas III - Jardim Ângela, gerenciado pela Instituição, tiveram projetos reconhecidos na 3ª edição do prêmio “Gente que faz a diferença”, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Com o tema “Ações de Humanização”, a cerimônia aconteceu de forma virtual, transmitida pelo Canal Profissional da Escola Municipal de Saúde (EMS), no YouTube, na última quarta-feira (27), em conjunto com o 3º Seminário Profissionais do SUS.

Ao todo, foram 262 trabalhos inscritos nos três eixos: usuários, trabalhadores e gestão.

No eixo “atenção integral aos usuários”, o trabalho ganhador no território sul foi: “Barmácia (Brinde à boa ideia). Incentivo, empoderamento e autonomia pela socialização e convivência isenta de álcool, por meio do lúdico”, no CAPS Álcool e Drogas III - Jardim Ângela, do farmacêutico Paulo Rogério Gomes Santos.

Segundo Paulo, o objetivo foi proporcionar aos pacientes dependentes de drogas, principalmente o álcool, momentos de interação com familiares e amigos de maneira descontraída e sem prejudicar os tratamentos. O profissional desenvolveu, junto à equipe do CAPS, drinks - não alcoólicos - bonitos e saborosos. As receitas foram ensinadas aos participantes.

Já o projeto “Adesão ao acompanhamento da saúde pelos catadores de materiais recicláveis do território”, desenvolvido na UBS Horizonte Azul pelo Agente de Promoção Ambiental (APA) Francisco da Silva e pelo Gestor do PAVS CEJAM, Everton Tumilheiro Rafael, recebeu reconhecimento de destaque. 

De acordo com Francisco, após implantação da ideia, foi possível notar a maior presença de catadores de materiais recicláveis, população socialmente marginalizada, na unidade de saúde para realização de acompanhamento médico. ”(...) eles sentem que a UBS está de portas abertas para recebê-los.”

No eixo dedicado à “valorização dos profissionais”, a iniciativa “Humana Terra: Inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na alimentação dos colaboradores e usuários”, na UBS Horizonte Azul, desenvolvida pelo Auxiliar Técnico Administrativo Rubens Silva Lino, foi a vencedora no território sul.

“Após as oficinas realizadas com os colaboradores, as PANCs que eram totalmente desconhecidas e não tinham finalidade, hoje já estão inseridas na gama de possibilidades alimentícias agregando saúde através da alimentação”, destaca Rubens.

Prêmio

A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da SMS de São Paulo, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras e Qualidade de Vida no Trabalho (DDCQVT) e tem como objetivo reconhecer a atuação dos profissionais do SUS na cidade a partir da Política Nacional de Humanização (PNH).

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

CAPS III AD - Jardim Ângela UBS Horizonte Azul Saúde PAVS

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!