Aguarde...

Saúde

Saúde

04 de Dezembro de 2023

Quando procurar um urologista? Especialista orienta como os homens devem incluir consultas de rotina para manter a saúde em dia

As mulheres são orientadas, desde cedo, a procurar um ginecologista após a primeira menstruação e a manter consultas periódicas ao longo da vida. Mas, segundo Dr. Tennyson Rene Silva, coordenador médico da Urologia do Hospital Geral de Itapevi (HGI), gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, essa prática não deve ser exclusiva do público feminino.

“O homem vive em média sete anos menos do que a mulher. Muitas das causas de morte entre homens são preveníveis, como o acidente vascular cerebral, o infarto agudo do miocárdio, o câncer de pulmão relacionado ao tabagismo, e os cânceres de próstata e do intestino. O diagnóstico precoce do câncer de próstata, por exemplo, reduz a mortalidade causada por essa doença”.

A afirmação do profissional evidencia a importância de conscientizar os homens sobre cuidados preventivos com a própria saúde. De acordo com o Dr. Tennyson, o acompanhamento com o urologista deve iniciar ainda na puberdade, entre 10 e 12 anos.

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo reitera a explicação do médico. Conforme a pesquisa, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

Pensando neste cenário que ainda persiste, o Dr. Tennysson preparou um pequeno roteiro para que os homens incluam os cuidados com a saúde, da puberdade à vida adulta. Confira:

Quais doenças o urologista trata?

A Urologia é uma especialidade cirúrgica que trata de doenças do aparelho urinário do homem e da mulher e do aparelho reprodutor masculino. Essas doenças incluem diversos tumores urológicos (adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, testículos e pênis), cálculos renais, ureterais e de bexiga, aumento benigno da próstata, alterações do pênis, disfunções sexuais, reprodução, incontinência urinária, infecções e inflamações urinárias, alterações da uretra, transplante renal, trauma e cirurgia reconstrutiva.

Então, quando o homem deve procurar o urologista pela primeira vez?

Para acompanhamento da saúde masculina, o início das consultas com Urologista deve acontecer entre 10 e 12 anos, período que marca a puberdade e, claro, seguir ao longo de toda a vida em consultas periódicas – uma vez ao ano – e, caso o médico encontre alguma alteração pode reduzir esse período para tratamento.

Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?

São considerados grupos de risco homens com histórico familiar de câncer de próstata, indivíduos afrodescentes, pessoas com mães ou irmãs diagnosticadas com câncer de mama e homens portadores de genes relacionados ao aumento da incidência do câncer de próstata (BRCA 1, BRCA 2, CHEK 2 e ATM, entre outros). No caso de adultos com fator de risco para câncer de próstata, o rastreamento deve ser iniciado aos 45 anos de idade. Para indivíduos sem fator de risco, o rastreamento pode ser iniciado aos 50 anos de idade.

O homem precisa fazer check up urológico anualmente, assim como as mulheres são orientadas a fazer?

Sim, todo ano. São indicados os exames de PSA livre, PSA total, hemograma, glicemia em jejum e/ou hemoglobina glicada, colesterol total e frações, triglicérides, função hepática, função renal, tireóide e urina.

Quais são os sinais ou sintomas de que os homens devem procurar um urologista?

Demora para iniciar a micção quando levanta (hesitação matinal), jato urinário fraco ou interrompido, jato bifurcado, ardor ou dor para urinar, aumento da quantidade de vezes que necessita urinar durante o dia (frequência), necessidade de correr para o banheiro quando sente vontade de urinar (urgência), perda involuntária de urina (incontinência urinária), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, interrupção do sono para ir ao banheiro urinar e presença de sangue ou coágulos na urina.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Itapevi Saúde Urologia

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!