Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

17 de Setembro de 2018

“Saúde Mental no ambiente de trabalho: Um diálogo necessário” é o tema da 8ª SIPAT CEJAM

Com o tema “Saúde Mental no ambiente de trabalho: Um diálogo necessário” teve início nesta segunda-feira (17/09), a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, que neste ano tem como foco os cuidados com a saúde mental  e a menção ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Durante toda a semana, nos diferentes municípios de atuação do CEJAM, serão tratados assuntos como: inteligência emocional, equilíbrio, síndrome de burnout , entre outros. “Este tema foi escolhido por ser uma realidade global que reflete também nos ambientes coorporativos. Sabe-se que a depressão é uma das principais causas de afastamento do trabalho”, explica a coordenadora de Gestão de Pessoas, Renata Ginez.

Para ilustrar a importância do assunto, que muitas vezes ainda é tratado como um tabu, foram apresentados, na abertura do evento, alguns números impactantes. A depressão afeta cerca de 322 milhões de pessoas no mundo, sendo 11,5 milhões no Brasil. Nosso país registra o maior número de casos da doença na América Latina.

Na sequência, a psicóloga Glaucia Dias falou sobre os afastamentos ligados ao consumo de entorpecentes. “A dependência química é uma doença crônica e deve ser tratada como tal, sem preconceito e com tratamento”, disse a profissional, especialista no tema. A palestrante falou também sobre o ciclo da doença e como auxiliar pessoas nesta situação.

Inteligência Emocional foi o tema da segunda apresentação do dia. O coach e palestrante de liderança Caio Filho falou sobre motivação, crenças limitantes e como pequenas mudanças na comunicação e no comportamento podem impactar a vida de forma positiva e gerar resultados.

Ainda com foco na motivação, o educador físico Levi Torres convidou a plateia a praticar exercícios de respiração e , com o objetivo de incentivá-los à prática continua. “Nosso corpo é um lar e devemos cuidar dele, assim como cuidamos da nossa casa e nossos afazeres de rotina. Somos um espelho para o próximo, filhos, cônjuges e amigos e por isso devemos promover a atividade física e o cuidado com o corpo”, conta Levi.

Encerrando as atividades do dia, Willian Xavier, técnico de segurança do trabalho do SESMT-CEJAM, fez uma retrospectiva das ações da equipe CIPA e do SESMT, entre 2017 e 2018 e mostrou como as iniciativas influenciaram na redução de acidentes de trabalho. “Desde o ano passado estamos implantando projetos  e ações como o Programa de Qualidade de Vida, a prática de reuniões mensais entre os cipeiros e outras”, conta Willian.

A 8ª SIPAT CEJAM continua nesta terça-feira (18/09), em Mogi das Cruzes, na quarta-feira (19/09) acontece na Coordenação Técnica Regional M’ Boi Mirim, na quinta-feira (20/09) no município de Embu das Artes e o encerramento ocorrerá na próxima sexta-feira (21/09), na sede do CEJAM.

Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!