Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

19 de Setembro de 2022

Segurança do Paciente é tema de simpósio promovido pelo CEJAM

1° Simpósio de Segurança do Paciente CEJAM realizado em São Paulo

Em menção ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o CEJAM realizou, na quinta (15/09), o 1º Simpósio de Segurança do Paciente, que teve como objetivo promover a política da Instituição sobre o assunto, com base nas seis metas estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade, que tem como lema o slogan “Prevenir é viver com qualidade”, considera práticas como cuidado seguro e excelência no atendimento, bases importantes para atingir a missão de salvar vidas.  O Dr. Renato Tardelli, diretor do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde), explica os pilares elencados para atingir tal excelência.

“Estabelecemos três grandes alicerces que são o tratamento adequado, por meio das melhores ações e protocolos internacionais; humanização, com um atendimento acolhedor; e segurança do paciente, através das práticas que evitem lesões nas suas múltiplas formas, sejam elas físicas ou psicológicas para ele e seus familiares. Para nós, isso é cuidar do indivíduo em seu mais amplo sentido”, reitera.

O CEO do CEJAM, Ademir Medina, destaca o acolhimento como algo fundamental para a solução dos problemas do paciente. Segundo ele, é necessário que os colaboradores tenham o olhar empático para cumprir a missão de ser um instrumento transformador na vida das pessoas.

“Este simpósio tem o objetivo de chamar a atenção da nossa equipe multiprofissional para visão que devem ter com o paciente e seus acompanhantes, acolhendo ambos da melhor maneira possível.  Para cumprir a missão de salvar vidas, precisamos nos colocar no lugar destas pessoas por meio da empatia. Temos que ter o olhar do usuário.”

Sob o tema “Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS - Medicação sem dano, autocuidado, cuidado com automedicação e redução de danos”, profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, reuniram-se para celebrar estratégias seguras adotadas na Instituição, com apresentações de alguns cases de sucesso nas unidades sob sua gestão. Além disso, os convidados puderam conferir uma exposição com os pôsteres dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica do CEJAM.

Os projetos apresentados foram norteados pelas metas internacionais de Segurança do Paciente da OMS: identificação correta dos pacientes, comunicação efetiva, administração segura de medicamentos, cirurgia ou procedimento seguro, higienização das mãos e prevenção de quedas.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Dra. Marilande Marcolin destacou a importância de eventos do porte do seminário para a cidade de São Paulo.

“À medida que as instituições de saúde investirem mais em treinamentos acerca da segurança do paciente, o retorno será mais rápido e efetivo para salvar vidas, diminuindo o número de eventos negativos que podem ocorrer em nosso ambiente de trabalho.”

É possível conferir o 1º Simpósio de Segurança do Paciente, e prestigiar cada um dos trabalhos apresentados, acessando o canal do CEJAM no YouTube.

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Comissão Científica Saúde Segurança do paciente

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!