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01 de Dezembro de 2023
Ética, transparência, integridade, conduta das boas práticas, respeito nas relações e segurança jurídica foram pontos de destaque na discussão proposta pelo I Seminário de Compliance das unidades gerenciadas pelo CEJAM no Rio de Janeiro (Hospital Municipal Evandro Freire, Coordenação de Emergência Regional da Ilha do Governador e Hospital da Mulher Mariska Ribeiro). O evento foi realizado na última quarta-feira (29), no auditório Dr. Fernando Proença de Gouvêa, localizado no HMEF.
Iniciativa do setor Jurídico e Centro de Estudos da Regional CEJAM Rio, com participação do CEJAM São Paulo, o seminário foi destinado aos colaboradores das três unidades da rede municipal carioca, assim como às lideranças das demais unidades administradas pela Instituição em São Paulo via plataforma de videoconferência.
A programação incluiu as seguintes palestras: “Apresentação do Programa de Integridade e Compliance CEJAM”, com o gerente do Jurídico do CEJAM São Paulo, Alexandre Garcia D´Aurea; “Uso da Comunicação Não-Violenta/Gerenciando emoções” por Wagner Aparecido dos Reis, gerente de Gestão de Pessoas do CEJAM São Paulo; e o “Uso do poder da Inteligência Artificial: Canal de denúncia e Click Compliance”, ministrada pelo CRO da Click Compliance, Paulo Vianna.
"É uma importante discussão que traz reflexões necessárias para o amadurecimento de nosso trabalho. Zelar pelo paciente, que é o centro de nossos cuidados, é também olhar de forma mais abrangente para as boas práticas preconizadas no Compliance. Fundamental garantir a conformidade das condutas e a segurança jurídica de colaboradores, pacientes e da instituição", defendeu o diretor-geral da Regional CEJAM Rio, Tiago Velloso. Ele abriu o encontro junto com Tatiana Arantes, advogada também da Regional CEJAM Rio.
"Quando a atuação da instituição está sustentada pela ética, integridade, boa conduta, probidade, transparência, legalidade, equidade, respeito ao outro, tudo se ilumina e não há pontos obscuros. É o que se espera dentro de um ambiente corporativo e suas relações", afirmou Alexandre Garcia D'Aurea.
Em sua apresentação, D'Aurea detalhou conceitos, a política institucional e a importância de melhorar a qualidade das ferramentas de Compliance, como os canais de escuta com preservação do anonimato. Nesse sentido, Paulo Vianna, da ClickCompliance, contou sobre as novidades a respeito do uso da Inteligência Artificial para mais confiabilidade das informações.
"O objetivo é sempre trabalhar de forma preventiva e não deixar chegar à situação limite de uma denúncia. O acolhimento institucional está entre os recursos mais importantes, com exercício de uma escuta qualificada. Outro, é praticar a Comunicação Não-Violenta alinhada à Comunicação Assertiva para mitigação de possíveis impasses", disse Wagner Aparecido dos Reis ao apresentar estratégias de ação, com o apoio da coordenadora de Gestão de Pessoas do HMEF/CER Ilha, Edna Interlandi da Costa.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
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