Aguarde...

Saúde

Saúde

14 de Dezembro de 2023

Serviço de Reabilitação Lucy Montoro reforça seu comprometimento com o bem-estar das pessoas com deficiência em Pariquera-Açu

O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 3 de dezembro, tem como propósito fortalecer o compromisso global com a conscientização e apoio a uma causa de extrema importância.

De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, estima-se que a população com deficiência no Brasil seja composta por aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais, representando 8,9% dos brasileiros.

Para atender às necessidades desse grupo na região do Vale do Ribeira, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu, gerenciado pelo CEJAM em parceria com o Governo de São Paulo, desempenha um papel primordial ao oferecer atendimentos gratuitos.

O serviço, focado na reabilitação, busca proporcionar tratamentos avançados para pacientes com diferentes deficiências físicas, adaptando programas específicos às características individuais de cada um deles.

Dentre os programas oferecidos, destacam-se atendimentos especializados para lesão encefálica, lesão medular, paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento neuromotor, dor crônica benigna e de causa musculoesquelética, amputações e malformações congênitas dos membros superiores e/ou inferiores.

"Nos últimos dois anos, acolhemos um total de 502 pacientes no programa de reabilitação, gerando, para o mesmo período, um total de 48.050 atendimentos. Estamos trazendo qualidade de vida e fazendo a diferença no cotidiano das pessoas dos 15 municípios do Vale do Ribeira, na qual somos referência”, afirma Wilson Pimentel Junior, diretor do serviço.

O diferencial desses tratamentos reside na abordagem multidisciplinar, expandindo suas frentes para equipes compostas por profissionais de diferentes áreas. "Somado à reabilitação, o programa interdisciplinar oferecido engloba orientações sobre direitos, apoio psicológico e nutricional, cuidados de enfermagem, exercícios físicos com fisioterapia, terapia ocupacional e condicionamento físico, além de serviços como atendimento fonoaudiológico e acompanhamento fisiátrico", complementa Lívia Fiedler Suyama, psicóloga do Lucy Montoro de Pariquera-Açu.

E, para potencializar todo esse trabalho, a organização conta com o “Projeto Incluir”, uma iniciativa do Centro Integrado de Humanização, que busca ampliar o alcance e a compreensão da sociedade em relação às pessoas com deficiência.
Assim, os profissionais envolvidos trabalham diretamente com alunos de escolas do município, desmistificando estigmas associados a esse público ao longo da vida. "Para além do cuidado, também queremos conscientizar os jovens. A ideia é transformar a visão deles, combater preconceitos e proporcionar uma vivência que desenvolva empatia", explica a psicóloga.

Outra parte crucial do projeto é a oportunidade de apresentar aos participantes a infraestrutura e os serviços oferecidos pela unidade, promovendo, assim, uma compreensão mais abrangente das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Pariquera-Açu

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!