O SESI-SP sagrou-se campeão do Regional Sudeste II de Goalball nas duas categorias (masculina e feminina). Os títulos vieram na manhã do último domingo, 19, depois de vitórias sobre o ATHLON-SP, entre os homens, e na disputa das mulheres superando a APADV-SP. O palco dos triunfos foi o ginásio do SESI de Itu, em São Paulo.
No feminino, o trio do SESI-SP convocado para a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, formado por Simone Rocha, Ana Carolina e Gleyse, se revezava em quadra na companhia de Maria Alencar, no primeiro tempo, e Ana Gabriely, no segundo.
No primeiro tempo as meninas do time de Mogi das Cruzes por pouco não acabaram com o jogo. Um placar de 9 a 1 construído com seis gols de Carol, dois de Gleyse e um de Simone, com Mariana descontando, deixou a vitória encaminhada. Na etapa final, a APADV-SP arrumou a casa e jogou de igual para igual, mas reverter o placar era uma tarefa difícil. Jogando com tranquilidade, o SESI-SP chegou a mais dois gols com Gleyse, e fechou o jogo aos 8 minutos da etapa complementar em 11 a 1.
A final masculina foi decidida ponto a ponto. O ATHLON-SP esteveà frente do placar durante grande parte do jogo. O vice-campeão de 2013 jogou duro para cima do SESI-SP com arremessos de bolas quicadas no limite do Long Ball. Manoel e Alan Neves já haviam feitos diversas vítimas durante a competição, e o caminho para a final levava a crer que a história iria se repetir. O primeiro tempo terminou 7 a 5 para o time de São José dos Campos.
Sem imaginar um cenário ainda pior na partida, o SESI-SP levou dois gols relâmpagos na volta do intervalo. A desvantagem fez o time acordar. Josemarcio, o Parazinho, afiou o braço e com muita técnica começou a marcar os gols que a equipe precisava. O time cresceu no momento certo. O equilíbrio evidenciado em quadra começou a pesar a favor do SESI-SP, principalmente no aspecto físico das equipes. Os jogadores do ATHLON-SP demonstraram muita garra, mas o desgaste foi grande. Coube então ao SESI-SP aproveitar o momento e virar o jogo para 17 a 15.
Na disputa do terceiro lugar masculino foi confirmada a última equipe classificada para a Copa CAIXA Loterias de Goalball 2015, que será realizada de 30 de setembro a 4 de outubro, na cidade de Curitiba. Bem posicionada na defesa, a APADV-SP venceu o Santos-SP, por 8 a 5, com gols de Fabrício e Wellington. No feminino, as santistas superaram as meninas do CESEC-SP pelo placar de 6 a 1, ficando com a medalha de bronze. Com três gols, Valéria foi a destaque da partida.
O título não veio para o ATHLON-SP, mas a equipe pode comemorar a vaga para a principal competição da modalidade no país. Além disso, um de seus jogadores foi o principal goleador da competição. Com 35 gols, Alan Neves recebeu o prêmio de artilheiro. O companheiro de equipe, Manoel, ficou logo atrás com 33 tentos. No feminino, Kaola ajudou o Santos a ficar com o bronze do Regional ao marcar 21 vezes.
O Regional Sudeste II de Goalball foi uma realização da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do SESI e da Secretaria de Esporte de Itu. A etapa encerrou a primeira parte do calendário. No segundo semestre ocorrem quatro competições nacionais, entre elas, a Copa CAIXA Loterias 2015.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro