Aguarde...

05 de Abril de 2019

Time CEJAM de Mogi das Cruzes celebra Semana da Saúde com evento especial no Parque Centenário

Na manhã desta sexta-feira (05/04), Mogi das Cruzes foi palco da Semana da Saúde x Agita Mundo, evento promovido pelo Time CEJAM em parceria com a SMS para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

Realizado a céu aberto no Parque Centenário da Imigração Japonesa, dezenas de participantes não se intimidaram com o calor de 29°, demonstrando disposição, alegria e saúde durante o alongamento que marcou o início do evento, sob intermediação de uma colaboradora da UNICA.  

“Essa ação serve como um incentivo para que os funcionários busquem uma vida melhor, mais saudável, porque trabalhar na área da saúde não significa que sempre cuidamos da nossa. É também uma oportunidade para nos aproximarmos de outras unidades, conhecermos as ações que outras equipes realizam”, comenta Ingrid dos Santos, colaboradora da USF Jardim Layr.  

Em seguida, o clima alto astral contagiou de vez o espaço, com oficina de dança preparada pela colaboradora do CEJAM e educadora física Verônica Leite. Espalhando sorrisos entre movimentos, tanto colaboradores quanto usuários das unidades de saúde presentes no local dançaram, acompanhando a coreografia proposta pela profissional.

“O SUS é apaixonante. Quando a gente passa a fazer parte desse sistema e percebe a diferença que fazemos na vida dessas pessoas… é simplesmente impossível não gostar do que fazemos”, declara Cibele Faria de Godoy, enfermeira supervisora do Núcleo Regional de Mogi das Cruzes.

A importância do trabalho de Agentes Comunitários de Saúde e da Equipe de Estratégia Saúde da Família também foi tema abordado no evento. A partir do relato de uma enfermeira da USF Jardim Aeroporto III a respeito de uma mulher que, após acompanhamento com a equipe, foi diagnosticada com câncer de mama e encaminhada para tratamento, a colaboradora demonstrou a diferença que a assistência básica pode fazer na vida de quem mais precisa.

E como a saúde também está nos detalhes, a equipe da USF Jardim Planalto apresentou as iniciativas promovidas na unidade para conscientizar sobre a importância e benefícios do consumo de água para o corpo humano. A prevenção e os riscos da hipertensão arterial também foram abordados pela USF Jardim Aeroporto II.

A programação da Semana da Saúde x Agita Mundo também contou com a participação especial de Marcelo Prado Melo, médico e especialista em acupuntura na USF Jardim Nove de Julho. Idealizador do grupo de emagrecimento promovido na unidade, Marcelo apresentou índices a respeito de sobrepeso e obesidade no Brasil e, em seguida, exemplificou a dinâmica do grupo.

Desde 2015, o médico reúne semanalmente grupos de 15 participantes, que devem ser cadastrados na USF e ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. Durante os encontros, Dr. Marcelo fala sobre temas relacionados a mudanças no estilo de vida (MEV), a importância da disciplina no processo de emagrecimento, a alimentação saudável e o estímulo à prática de exercício físico.

Além dessas abordagens, a prática de acupuntura auricular também é integrada ao grupo. “Esse tipo de acupuntura libera neurotransmissores que resultam na diminuição da ansiedade, melhora na qualidade do sono, ajuda a regular o intestino, entre outros benefícios”, comenta o médico.

Ao todo, mais de 220 quilos já foram eliminados pelos integrantes dos grupos desde sua criação. “Na época, minha pressão era muito alta, tanto que comecei a me preocupar. Fica pensando: ‘tenho dois filhos, não posso ficar doente e deixá-los na mão’. Foi quando conversei com Dr. Marcelo, que não exitou em me incluir no grupo. Claro, não foi fácil, tive que parar de comer muitas das coisas que eu gostava. Mas isso me ajudou demais! Agora minha pressão está sempre normal e sou uma pessoa mais saudável”, relatou uma participante.

Com o sucesso da ação desta sexta-feira, toda a equipe se anima em promover ainda mais iniciativas voltadas à saúde e à qualidade de vida. Sirlene Coelho, coordenadora administrativa do Núcleo Regional de Mogi das Cruzes, finaliza com uma reflexão: “temos que zelar pelos cidadãos, claro, mas sem nos esquecer de nossos colaboradores. Porque, se eles não estiverem saudáveis, como vão cuidar de outras pessoas?”  

Fonte: Bianca Ribeiro/ Imprensa, Comunicação e Marketing

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!