Aguarde...

26 de Fevereiro de 2019

Time CEJAM de Mogi das Cruzes promove iniciativa para prática de corrida entre colaboradores

Há alguns dias, contamos a história de colaboradoras do CEJAM que tiveram suas vidas transformadas por meio da prática de exercícios físicos. Hoje, é a vez de falarmos sobre uma iniciativa coletiva do #TimeCEJAM: o grupo de corrida de colaboradores do município de Mogi das Cruzes.   

Tudo começou em 2017, quando o Núcleo Técnico do CEJAM em Mogi das Cruzes realizou uma pesquisa interna sobre a saúde de seus colaboradores. O resultado foi alarmante: 65% das pessoas estavam com sobrepeso ou obesidade.

A prevalência dessas condições - sedentarismo, sobrepeso e obesidade - vem aumentando no Brasil e no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 4 adultos é sedentário. E, no país, o sobrepeso já atinge mais da metade da população.

Além de aumentar consideravelmente o risco de diversas complicações para a saúde do corpo e da mente, o sedentarismo também afeta negativamente a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida de uma forma geral.

Diante do resultado da pesquisa interna, o #TimeCEJAM passou a promover ações voltadas para a qualidade de vida e a alimentação saudável nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi das Cruzes. As reuniões, por exemplo, passaram a ter apenas alimentos frescos e naturais.

No entanto, estimular a prática de atividade física ainda era um desafio, visto que as unidades do município são dispersas e isso dificultava ações conjuntas. “Foi então que surgiu a ideia de criar um grupo no Whatsapp como uma forma de compartilhar e estimular a atividade física entre os colaboradores”, comenta Valéria Ibanhez, uma das participantes.

O grupo é aberto a todos os colaboradores e funciona por meio de um sistema de metas que soma os quilômetros percorridos por todos os participantes. A primeira meta estipulada foi de 100 quilômetros; a segunda de 3 mil quilômetros, também já alcançada. O próximo marco que o grupo busca é o de 10 mil quilômetros.

A cada vitória, os colaboradores comemoram com uma grande caminhada/corrida coletiva no município. “Mais importante que alcançar a meta juntos, as conquistas pessoais foram bastante importantes: vencer o sedentarismo, perder peso e ganhar qualidade de vida!”, finaliza Valéria.

Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!