Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

15 de Junho de 2023

UBS’s gerenciadas pelo CEJAM contam com Núcleo de Prevenção de Violência para pessoas idosas

A violência contra a pessoa idosa continua sendo uma realidade alarmante que exige medidas de combate, uma vez que esse tipo de ação pode causar danos irreversíveis àqueles que deveriam ser protegidos e respeitados durante essa fase da vida.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) do Brasil, só neste primeiro semestre de 2023, foram registradas mais de 50 mil denúncias de violações contra idosos de 60 a 90+ anos no país, o que reforça a urgência em se combater essas violências.

Pensando nisso, a UBS Jardim Maracá e outras unidades de saúde públicas gerenciadas pelo CEJAM, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, contam com um Núcleo de Prevenção de Violência (NPV) que oferece apoio a essas vítimas por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o especialista em Geriatria e Gerontologia Felipe Augusto Palombo, que atua como Médico da Família e Comunidade na Unidade Jardim Maracá, a violência contra os idosos apresenta diversos aspectos, como agressões físicas, abandono emocional e de cuidados, exploração financeira e exclusão social.

Ainda de acordo com o profissional, esses diferentes tipos de violências tendem a colocar o idoso em situação de extrema vulnerabilidade pessoal, criando emoções negativas que podem colaborar diretamente em sua fragilidade emocional e deixando-o mais sensível a novas agressões. Por isso, a identificação destas pessoas é essencial para evitar graves consequências.

Na UBS Jardim Maracá, os casos mais comuns de violência atendidos são os de negligência e violência psicológica. “Os idosos que se encontram em situações de vulnerabilidades são identificados pela equipe de saúde. Então, são acolhidos para uma escuta. Neste processo, recebem a visita de um enfermeiro ou médico para entender o contexto familiar e sua vulnerabilidade social e, a partir disso, trabalhamos da melhor forma para diminuir os riscos”, complementa Solange Aparecida dos Santos Pinto, supervisora do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da unidade.

A partir desta identificação, além do atendimento de saúde, diferentes pilares passam a ser primordiais para a melhor recuperação. Para isso, a UBS conta com diferentes redes de apoio, como a Delegacia Especializada em Proteção do Idoso, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMI), Defensoria Pública, Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), entre outras organizações.

“Nós trabalhamos na prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado das pessoas idosas em situação de violência. Buscamos estruturar todos os serviços necessários para dar o melhor suporte a estes pacientes”, reitera Delion Kleber Soares, enfermeiro responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violência da UBS Jardim Maracá.

O atendimento ao paciente idoso envolve o acompanhamento a partir de um planejamento individualizado e específico para cada caso. Esses serviços contam com o apoio de profissionais multidisciplinares, tais como agentes comunitários, enfermeiros, psicólogos, supervisores técnicos e auxiliares técnicos administrativos.

O núcleo visa ainda o desenvolvimento de ações educativas que promovam a discussão e disseminação da importância deste tema com a comunidade, além de trabalhar com o grupo de familiares e cuidadores desses idosos, dispondo-se a proporcionar um maior apoio e sensibilização.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Programa Acompanhante de Idosos

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!