Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

18 de Junho de 2015

Vacinação contra o HPV continua nas Unidades de Saúde de Embu das Artes

A campanha de vacinação contra o HPV (Human Papiloma Vírus), iniciada em março, já imunizou, na primeira dose, 5.540 meninas de 9 a 13 anos nas escolas públicas e particulares de Embu das Artes. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por tumores no País. A previsão é de que mais de sete mil jovens sejam vacinadas na cidade.

A vacina foi aplicada em estudantes de escolas de todo o município e deverá ser reaplicada dentro de 6 meses. As estudantes também deverão tomar o reforço daqui a 5 anos para garantir a produção de anticorpos duradouros e a proteção eficaz contra o HPV.

A vacina já está no calendário oficial de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As meninas entre 9 e 13 anos que ainda não foram vacinadas, devem procurar UBS mais próxima, portando documento de identificação e, caso possuam, a carteira de vacinação.

A doença

O HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais ou de mãe para filho no momento do parto.

No Brasil, estima-se o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos somente este ano. A vacinação contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e pretende imunizar 80% do público-alvo em todo o País.  Em 2016, somente as meninas de 9 anos receberão a vacina.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Embu das Artes

Embu das Artes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!