Aguarde...

Saúde

Saúde

20 de Março de 2015

Vacinação contra o vírus HPV acontece nos postos de saúde e nas escolas municipais de Mogi

Mogi das Cruzes iniciou, na semana passada, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas municipais, com o objetivo de facilitar o acesso das meninas com idade entre 9 e 13 anos, público-alvo da campanha realizada pelo Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis também em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A vacinação nas escolas será realizada mediante autorização escrita dos pais e a unidade está sendo avisado com antecedência sobre a data agendada para a imunização. A mobilização das adolescentes, no entanto, é um dos principais desafios desta ação. “Essa é uma faixa etária que já não frequenta o posto de saúde de forma rotineira, como as crianças menores, por isso precisamos da ajuda de todos”, afirma a médica da Vigilância Sanitária Municipal, Tereza Nihei, que trabalha na divulgação da nova vacina desde o ano passado, quando a dose foi introduzida no calendário nacional.

De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda deverá ser aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em Mogi das Cruzes, a população estimada para essa faixa etária é de aproximadamente 10 mil meninas.

O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo do útero e a vacinação está sendo introduzida pelo Ministério da Saúde desde o ano passado, como forma de prevenção. Segundo dados oficiais, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres e a vacina contra o HPV é bastante eficaz, com percentual de proteção estimado em até 98%.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelo telefone 4798-6768.

Foto: Meninas precisam tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda deverá ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.