A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão, realiza a 10ª edição da Virada Inclusiva. Serão inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer em diversos pontos do Estado. A Virada Inclusiva é realizada no mês de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional Da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente dia 3.
Neste ano, com o tema #todosjuntos, o evento tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais. A programação começa nesta sexta-feira (29), com abertura oficial do evento no Parque da Água Branca, na capital paulista.
A programação é gratuita e acessível, viabilizada por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais, instituições e diversas inciativas da sociedade civil. Para ver a programação completa na capital paulista, clique neste link.
Há ações culturais inclusivas para pessoas com e sem deficiência em parques, ruas, praças, museus, teatros, salas, centros culturais, bibliotecas e demais espaços coletivos, públicos ou privados, na capital e no interior do estado acontecerão durante todo o fim de semana.
O evento cresce a cada ano e tem uma grande participação do municípios paulistas, o que prova que cada vez mais pessoas estão aderindo a causa da inclusão da pessoa com deficiência como um movimento de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma.
Os parques estaduais Jaraguá, Carlos Botelho e Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar terão programação especial com trilhas sensoriais, palestras e dinâmicas ecológicas. Veja a programação dos parques neste link.
Destaques
Na capital, a programação será realizada no Parque da Água Branca, a partir desta sexta-feira (29) até domingo (1º de dezembro). Haverá apresentações artísticas, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária.
O encerramento da Virada contará com apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, na terça-feira (3), no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564.