Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

09 de Abril de 2015

Viradinha da Saúde da região Sul atingiu mais de 500 pessoas

Quando se fala em saúde, logo se pensa no atendimento oferecido pelos equipamentos que compõem um território. Mas poucos associam o termo saúde às ações de promoção e prevenção. Para quebrar este paradigma e comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou nesta quarta-feira (8/4), das 10h às 14h, a primeira edição da sua Viradinha da Saúde. O evento aconteceu na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. Mais de 500 pessoas que passaram pelo espaço.

“Este evento teve a participação da Subprefeitura de Santo Amaro e de vários parceiros, como a Sabesp, e dos profissionais que atuam nas nossas unidades de saúde que compõem a rede da região sul de São Paulo. Foi a oportunidade que tivemos para trazer para mais perto da população aquilo que já fazemos no dia-a-dia do nosso trabalho”, afirmou Maria José de Godoy, assessora do gabinete da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.

Dicas de autocuidado

Ao longo do dia, esta população pode ter acesso a diversas atividades educativas. Na área de saúde bucal, a equipe de dentistas e auxiliares da rede usou moldes de boca para orientar como fazer a escovação dos dentes de maneira correta.

As práticas integrativas e práticas corporais como Tai Chi Pai Lin, Lian Gong, Yoga, capoeira/maculelê, alongamento e aeróbica atraíram a atenção do público, que logo entrou na onda e participou das ações propostas.

A aposentada Josefa Rodrigues participou das atividades e adorou. “Eu acho uma boa ideia ter essas orientações sobre saúde em um espaço aberto. Participo de aulas de tai chi e acho que ajuda bastante no meu tratamento”, disse.

A tenda da saúde também contou com a presença de Thais Cardeal Ramos, nutricionista de que atua na UBS Embura, em Parelheiros. Ela pesou os moradores para conhecer o Índice de Massa Corporal (IMC) e deu dicas de como manter uma alimentação saudável.

Os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro fizeram abordagem corpo a corpo, distribuindo folders e preservativos aos pedestres.

Em relação à Economia Solidária, os usuários do CECCO Santo Amaro e do projeto Mulheres Rendeiras fizeram a exposição de peças de artesanato.

Preocupações com o meio ambiente

Os Agentes de Promoção Ambiental e os Gestores Locais do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da região Sul tiveram um papel de destaque no evento. Coube a eles o papel de entregar panfletos educativos para quem passava pelo local e explicar sobre o controle dos animais sinantrópicos, como ratos e morcegos.

A equipe trouxe ainda uma cisterna e um jogo de tabuleiro gigante para falar sobre a importância do consumo consciente da água, o que harmonizou com o túnel gigante da Sabesp com dicas sobre economia de água e uma maquete que mostra o percurso da água desde a captação até a chegada nas residências.

A prevenção da dengue foi uma das atrações que mais despertou a atenção do público. Além das orientações sobre como armazenar água corretamente, as equipes explicaram os cuidados necessários em casa para ficar livre do mosquito transmissor da doença.

A Virada da Saúde prossegue até o próximo dia 12 de abril. Para conhecer a programação basta acessar o site oficial do evento: viradadasaude.org.br

Fonte: Tatiana Ferreira - Portal da Prefeitura de São Paulo

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.